Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Eduardo Rocha - MDB

dep.eduardorocha@al.ms.gov.br - 67 3389-6305

Nascido em 1º de dezembro de 1966, Eduardo Rocha nasceu na cidade de Birigui, São Paulo. Com dois anos de idade, mudou-se com sua família para a cidade sul-mato-grossense Três Lagoas, terceira maior cidade do Estado. Lá, seu pai montou uma oficina mecânica, onde trabalhou junto desde criança.

Desde então moraram na cidade, tiveram propriedade rural e após certa idade, Eduardo montou sua academia de ginástica e uma escola de natação no município, na qual funcionaram por cerca de 10 anos.

No ano de 1996, Eduardo Rocha se formou em economia, mesmo ano em que se casou com a agora senadora Simone Tebet. Na sequência ele trabalhou com o senador Ramez Tebet, pai de Simone, como assessor parlamentar e cuidava do seu escritório na Capital Campo Grande.

Logo em seguida, quando a esposa foi eleita prefeita de Três Lagoas, eles voltaram para a cidade. Eduardo e Simone têm duas filhas, Maria Fernanda e Maria Eduarda.

Votações

Sempre ligado com a política, Eduardo Rocha (MDB) foi eleito para seu primeiro mandato na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) em 2010, com 25.428 votos, para exercer a função de 2011 a 2014. Neste último ano, o parlamentar foi reeleito para seu segundo mandato, com 30.873 votos, para o período de 2015 a 2018.

Então, em 2018, o deputado conquistou seu terceiro mandato, com 22.347 votos, para exercer função de 2019 a 2022.

Vice-presidente

Nos primeiros oito anos, consecutivos, o parlamentar foi o líder da bancada do MDB na Casa de Leis e dessa forma, ele falou em nome dos demais que fazem parte do grupo, defendendo sempre o diálogo e a opinião dos colegas.

Neste ano de 2019, ele deixou esta função, mas assumiu uma outra, de grande importância em sua carreira política, inédita em sua trajetória, quando foi eleito 1º vice-presidente da ALMS, um dos cargo mais importante da mesa diretora da Casa, que faz todas as conduções dos trabalhos, quando o presidente precisa de ausentar.

Desde o início de seu mandato, Rocha é reconhecido por sua atuação dentro e fora da Assembleia. Em plenário, participa da maioria dos debates, além de apresentar diversas proposições, tendo estas em sua grande parte atendida pelo governo do Estado.

Comissões Permanentes

Como parte de suas atribuições e atuações dentro da Casa de Leis, sempre com o intuito de levar melhorias para a população do Estado, o deputado Eduardo Rocha participa de 8 (oito) Comissões Permanentes, dentre as 16 existentes, sendo 4 (quatro) como titular e 4 (quatro) como suplente.

As Comissões analisam todas as matérias que tramitam pela Assembleia Legislativa antes de sua votação final em plenário. Cada uma delas é formada por cinco deputados titulares e mais cinco parlamentares suplentes. Vale ressaltar que como é o vice-presidente da Casa, não pode ser presidente de nenhuma comissão, mas pode atuar como vice ou membro comum.

Confira quais as comissões que Eduardo Rocha participa:

Comissão de Finanças e Orçamento – titular / vice-presidente

Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia – suplente

Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos – suplente

Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração – titular / vice-presidente

Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária – titular

Comissão de Turismo, Indústria e Comércio – titular – vice-presidente

Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas – suplente

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate a Violência Doméstica e Familiar - suplente

Bandeira

A bandeira sempre defendida pelo deputado é o combate às drogas, em especial ao crack, na qual já realizou diversas audiências públicas e outros trabalhos relacionados ao assunto, assim como apoio aos dependentes químicos.

Além disso, o parlamentar também sempre apoia o desenvolvimento do Estado, em busca de indústrias para Mato Grosso do Sul.

Emendas

Com relação às emendas, desde que assumiu, em 2011 até o ano de 2017, o deputado destinou um total de R$ 8,031.000,00 (oito milhões e 31 mil reais) em emendas parlamentares para diversas instituições e prefeituras de Mato Grosso do Sul.

Deste total 61% foi destinado para a área da saúde, 24% para área da Assistência Social e 15 % para Educação.

Títulos recebidos

O deputado estadual Eduardo Rocha já recebeu diversos títulos de cidadão em diversos municípios do estado, além de ter sido agraciado com várias mensagens de agradecimento e homenagens pelo reconhecimento de seu trabalho.

Rocha recebeu título de cidadão da cidade de Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Jateí, Costa Rica, Glória de Dourados, Vicentina, Aparecida do Taboado, Selviria e Inocência.

BANCO DE IMAGENS - Eduardo Rocha