Projeto de Contar para agilizar socorro às vítimas de violência é aprovado em 1ª discussão

Imagem:
22/11/2022 - 10:14 Por: Assessoria de Imprensa   Foto: Assessoria de Imprensa

Os casos de violência doméstica com consequente feminicídios em Mato Grosso do Sul não param de aumentar e fazer vítimas. Segundo dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) de janeiro a novembro foram registrados 37 casos de feminicídio em Mato Grosso do Sul. Só na capital, foram 10 feminicídios no mesmo período. 

A escalada da violência contra mulher é um problema que constantemente está na pauta da discussão da sociedade e dos nossos representantes políticos que buscam aprimorar as leis e aumentar a proteção contra esses crimes. Com esse objetivo, o deputado Capitão Contar apresentou em 2020 o projeto de lei 39/2020 que propõe a criação de um aplicativo de celular para socorrer com mais rapidez vítimas de violência doméstica e familiar que corram risco de morte. Nesta terça-feira (22) o PL foi aprovado no plenário da Alems em primeira votação por unanimidade dos deputados. 

"Agradeço os colegas deputados que votaram a favor da criação desse APP que irá com certeza nos permitir socorrer às mulheres vítimas de violência de forma mais rápida, aumentando o número de mulheres que serão salvas desses crimes, que na maioria das vezes acontece dentro das suas casas, sendo cometido por seu companheiro. O aplicativo representa um avanço na proteção e com certeza será referência nacional", disse Capitão Contar.  

O aplicativo será disponibilizado para mulheres com medidas protetivas que se sentem ameaçadas. Mesmo sem créditos para dados, poderá ser acionado através de três toques ou pelo botão volume do celular. Uma vez acionado, envia notificações à Central de Atendimento e, em simultâneo, aciona três números cadastrados de amigos ou familiares. Além disso, direciona para equipe de monitoramento, que acionará uma viatura policial mais próxima para atendimento à vítima, conforme a geolocalização da mulher.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.