Coronel David homenageia profissionais da segurança pública com a medalha Coronel Adib

Imagem:
15/12/2022 - 11:16 Por: Assessoria de Comunicação Deputado Coronel David   Foto: Pedro Enersto

Em sessão solene realizada nesta 5° feira (15), na sede da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Deputado Coronel David (PL) homenageou os profissionais da segurança pública e personalidades que atuam ou serviram no Estado. A honraria que leva o nome de Medalha de Honra ao Mérito Coronel PM Adib Massad foi criada por meio de proposição do Coronel David e instituída pelo Poder Legislativo desde 2017.

“Uma noite de muita emoção”, 

Resumiu o deputado Coronel David (PL) ao descrever o sentimento que tomou conta de todos os presentes na cerimônia de entrega da medalha de honra ao mérito Coronel Adib Massad, realizada na quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Em seu discurso, o parlamentar agradeceu a presença de familiares do Coronel Adib, exaltou sua memória e a vida dedicada à segurança pública.

“Consegui atravessar meus mais de 30 anos no serviço policial militar graças aos ensinamentos e valores herdados de meus pais. Mas devo gratidão, também, às grandes lições e exemplos dados pelo Coronel Adib, sempre pautado na retidão, integridade e empenho na defesa da sociedade, contra a atividade de malfeitores de toda espécie, com ênfase na região da fronteira’’, disse o deputado.

O parlamentar, que foi o proponente da honraria instituída em 2017, relembrou o episódio que marcou definitivamente sua ligação com Cel Adib. “Se estou vivo hoje, agradeço a Deus e ao Cel Adib, pois no início da minha carreira, em Mundo Novo, a inexperiência característica dos novatos me colocou numa situação de extremo perigo. Comecei a sofrer ameaças de morte, e sem que soubesse, o coronel Adib agiu para impedir um atentado contra minha vida, fato que só tive conhecimento tempos depois. Por isso este evento é sempre muito especial, pois traduz a eterna gratidão que tenho por esse homem que defendeu com honra e coragem o trabalho da polícia militar’’.

Coronel David sempre trabalhou para que as instituições e profissionais da segurança pública sejam reconhecidos e homenageados pelos serviços que prestam à sociedade. Além de valorizar publicamente os policiais que se destacam na profissão, Coronel David destaca que essa medalha eterniza a gratidão ao saudoso amigo Adib Massad por ter literalmente salvo sua vida.

Aos homenageados, o deputado Coronel David salientou, ‘’tenho enorme respeito e admiração, pois além de se destacarem em suas atividades, externam em suas vidas valores de elevada moral, respeitabilidade e dedicação à segurança da sociedade, justificando a honra de ostentar uma comenda que traz uma marca tão elevada”.

“Eu sempre faço questão de reafirmar que esta medalha, que  leva o nome do Coronel Adib, existe por ele ter sido um homem que lutou bravamente pela segurança em nosso Estado. Ainda em vida, eu pude homenageá-lo. Hoje sua memória segue inspirando e deixa um legado que nunca será esquecido. Sou eternamente grato e sempre me lembrarei dele com imenso respeito e admiração”, frisou Coronel David

História, Trabalho e respeito

O delegado André Matsushita Gonçalves, Superintendente de Segurança Pública e políticas penitenciárias da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (SEJUSP), que representou o governador Azambuja, discursou em nome dos homenageados. “Todos nós que estamos aqui conhecemos bem o trabalho da polícia, e entendemos que ao assumir o compromisso de servir e proteger, nos comprometemos a doar a própria vida. E somos diferentes exatamente por isso. Ninguém mais faz isso em sua profissão. Por isso, todos os que estão aqui se sentem honrados em receber a medalha Coronel Adib. E a sociedade pode ter certeza que o nosso compromisso continua sendo a luta diária pela segurança pública”, finalizou.

Coronel Adib Massad trabalho e legado

Coronel Adib foi chefe do Estado Maior da PM  em 1987. Ganhou notoriedade nacional ao comandar o GOE (Grupo de Operações Especiais) e o GOF (Grupo de Operações de Fronteira), entre 1988 e 1995. Foi também comandante do antigo GOF (Grupo de Operações de Fronteira), em Dourados, na década de 1990.

De ascendência árabe, nascido em Cáceres (MT), o coronel Adib Massad, em seus mais de 31 anos de carreira como policial militar,  se destacou por seu trabalho e esforço na restauração da ordem pública e na redução da criminalidade na região de fronteira com o Paraguai, umas das áreas de forte atuação do tráfico internacional.

O Coronel Adib, que prestou valorosos serviços à segurança pública do Mato Grosso do Sul de maneira exemplar, leva hoje -in memorian- como a sua última “patente”, a honra de ter seu nome na medalha que reconhece e valoriza os bons policiais.

Homenageados

Subtenente PM Ademilson da Costa Rodrigues Cabo PM Adilson Alves da Silva, 1° tenente PM Alessandro Cristhian Tagino, Delegado André Matsushita Gonçalves, Tenente Coronel Cleide Maria da Silva, Subtenente PM Douglas dos Santos Ferreira, Cabo PM Eduardo Ferreira dos Santos, Capitão PM Esteban Palácios Rodrigues , 2º Sgt PM Eloir Arruda Neto, Coronel PM Franco Alan da Silva Amorim, Coronel BM Frederico Reis Pouso Salas, 1° Sgt PM Hernandes Carmo Ribeiro , Comandante Geral BMMS Coronel Hugo Djan Leite , 2º Sgt PM Jocynelia Costa, 2° Sgt PM Juliano Cardoso Magalhães , Cabo PM Larissa Melgarejo Zapata , 2° Sgt PM Lindomar Domingos da Silva , 2° Tenente  PM Luiz Carlos Pereira Vieira , Tenente Coronel PM Maurício Pavão Flores , Capitão do EB  Paulo Eduardo Limberger, Sub-tenente PM Paulo Henrique Nogueira, Coronel PM Renato dos Anjos Garnes, 2° Stg PM Rodrigo Leite da Costa , 1º Stg PM Sidiclei Carneiro da Silva, 3° Sgt PM Rafael Jordan da Silva Boaventura Antune.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.