Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Renato Câmara cobra solução definitiva para veículos aprendidos no 1º DP em Dourados

Imagem: Renato Câmara apresentou indicação solicitando ao Estado a limpeza dos arredores ao 1º DP e a destinação de um depósito permanente para receber os veículos apreendidos em Dourados
Renato Câmara apresentou indicação solicitando ao Estado a limpeza dos arredores ao 1º DP e a destinação de um depósito permanente para receber os veículos apreendidos em Dourados
11/02/2020 - 16:17 Por: Henrique de Matos - Assessoria   Foto: Toninho Souza

O deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou duas indicações na sessão desta terça-feira (11) da Assembleia Legislativa, cobrando da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) a limpeza do pátio externo do 1º DP da Polícia Civil em Dourados e a implantação de um depósito para armazenar os veículos apreendidos no município. Os pedidos foram encaminhados, em caráter de urgência, ao secretário estadual de Segurança Pública Antonio Carlos Videira.

No documento, o deputado relata que as delegacias de Dourados estão atualmente com os pátios abarrotados de veículos. No 1º DP, por exemplo, alguns veículos já estão há meses parados nas calçadas externas à delegacia. De acordo com Renato Câmara, o pedido visa melhorar o ambiente de trabalho dos agentes no 1º DP, assim como dar mais segurança aos moradores da região do Jardim São Pedro, já que os veículos apreendidos ficam expostos à ação climática, acumulando água e podendo vir a se transformar em potenciais criadouros de mosquitos transmissores de doenças ou animais peçonhentos.

O problema também tem interferido “no ir e vir” dos moradores vizinhos ao 1º DP. Ele explica que a passagem dos pedestres fica bastante prejudicada pela ocupação das calçadas pelos veículos e dificulta o trabalho dos agentes, que, além dos trabalhos internos, são obrigados a cuidar dos carros apreendidos no espaço externo a delegacia.

“Recebemos reclamações dos moradores da região. Segundo eles, os veículos apreendidos e estacionados nas calçadas externas do 1º DP se tornaram ambientes propícios para proliferação do mosquito da dengue e outros animais peçonhentos. Tal fato tem deixado a população preocupada, uma vez que nosso Estado tem apresentado diversos casos do Dengue, Zyka e Chikungunya. Portanto, visando colaborar com o enfrentamento à tríplice epidemia, se faz necessário que sejam tomadas de medidas no sentido de limpar o pátio e os arredores da 1ª Delegacia de Polícia Civil evitando risco à saúde da população”, disse Renato Câmara.

DEPÓSITO PERMANENTE

Conforme o emedebista, o Estado necessita de um depósito permanente que possa receber os veículos apreendidos. “O poder público municipal e estadual dispõe de espaços que podem ser cedidos e servir de abrigo para os veículos apreendidos pela Polícia Civil”, sugere Renato Câmara. Ainda segundo o deputado do MDB, caso a não haja disponibilidade para cedência, o Estado pode providenciar a locação de uma área coberta para servir como pátio para veículos.

 “Esta é uma situação que incomoda os moradores e os próprios policiais há anos. No entanto, acredito que seja um problema que possa ser resolvido. Basta a destinação de um espaço que possa servir como depósito para esses veículos apreendidos. Caso não seja possível a cedência de um espaço público, o Estado pode providenciar a locação de um pátio coberto para guardar esses veículos”, concluiu.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.