Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
ALEMS no combate ao Coronavírus

PL de Evander que informa dados do contrato de fidelidade em faturas passa em 1ª discussão

Imagem: O projeto será encaminhado às comissões de mérito a que está ligado para retornar ao Parlamento
O projeto será encaminhado às comissões de mérito a que está ligado para retornar ao Parlamento
04/08/2020 - 09:41 Por: Adriana Viana   Foto: Adriana Viana

Foi aprovado por unanimidade hoje, 4, o Projeto de Lei 121/2020, proposto pelo deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas), durante a primeira sessão remota após recesso parlamentar. O projeto foi votado em primeira discussão e será encaminhado às comissões de mérito a que está ligado para retornar ao Parlamento.

A nova proposta acrescenta o parágrafo único ao artigo 1º da Lei Estadual 5.387/2019, obrigando as concessionárias, operadoras dos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, internet e TV por assinatura a informar ao consumidor, quando dispuser de contrato de fidelização, o fim do período de fidelização nas faturas mensais, bem como o cancelamento da multa contratual de fidelidade por SMS, e-mail ou por telefone.

Para o autor do PL, essa é uma forma de garantir os direitos dos consumidores. “O contratante tem o direito de saber quando vence o prazo de fidelização do seu contrato e se a multa contratual foi cancelada de fato, e isso deve ser obrigatoriamente informado pela concessionária ou operadora de serviços de telefonia. Esses dados devem estar impressos nas faturas mensais e também devem ser informados remotamente por outras vias, garantindo às pessoas o acesso a eles”, apontou Evander.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.