Em capacitação, Mochi recebe os Agentes de Polícia Legislativa
Nesta tarde (4/9) começou o ciclo de palestras direcionadas aos Agentes de Polícia Legislativa aprovados no Concurso Público da Casa de Leis. O objetivo da qualificação é mostrar o funcionamento da Assembleia Legislativa, as formalidades e os direitos e deveres dos servidores do Poder Legislativo. A capacitação de hoje foi ministrada pela gerente de Cerimonial Severina da Silva abordando o tema ‘Cerimonial parte técnica e história do Poder’.
O deputado estadual Junior Mochi (PMDB), presidente da Casa de Leis, recebeu os novos agentes. “É o primeiro concurso público. É natural que a gente dê a eles as boas-vindas, dando-lhes a oportunidade de conhecer um pouco da história da Casa Legislativa e suas atribuições. O Poder Legislativo é o poder do povo, recebemos aqui todas as pessoas, não há restrição. Temos que entender como democráticas as manifestações e reivindicações buscadas aqui. Eles também vão aprender que dentro dessas ações, a ordem interna da Casa tem que ser preservada. Temos uma grande expectativa em relação a eles, esperamos que eles somem, e muito, para a Assembleia Legislativa que queremos”, declarou.
Cheila Vendrami, coordenadora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, explicou quais são os módulos da capacitação. “Em uma parceria com a Secretaria de Recursos Humanos, estamos recepcionando os agentes de polícia, que ficarão conosco até dia 22 de setembro. A partir do dia 25 eles irão para a academia, em uma parceria com as Polícias Militar e Civil. Hoje eles viram a história do Legislativo e como eles podem se articular com o cerimonial, que é o setor mais próximo a eles. Após isso haverá uma fala com os Recursos Humanos, e depois eles conhecerão como é a Comunicação na Casa, além de conhecerem como funcionam outras Secretarias. Também terão a parte prática de reconhecimento na Casa, assistindo a Sessão Plenária, reuniões, audiências, entre outros eventos promovidos aqui”, ressaltou a coordenadora.
A gerente de Cerimonial, Severina da Silva, comentou os tópicos da palestra desta tarde. “Esse é o primeiro contato, e eu fui premiada em falar. Nesse primeiro módulo me coube contar um pouco da história do Parlamento, estou aqui há 38 anos, desde que foi instalada a Assembleia Estadual Constituinte, em 1979. Hoje então estou contando essa história que eu realmente vivi. O Cerimonial precisa estar em bastante sintonia com a segurança. Se não tivermos esses ajustes e boa sintonia, como vamos realizar o nosso trabalho com 100% de acerto? Por isso esse nosso primeiro contato, pois temos que ter uma parceria”, revelou Severina.
O Agente de Polícia Legislativa Edimar Baptista Garbino de Castro, que veio de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, contou as suas impressões sobre o curso. “As expectativas são as melhores, prestar um Concurso Público e ter êxito, sendo nomeado, é uma coisa que todo candidato espera que aconteça. Em relação à aula ministrada agora à tarde, que trouxe a história da Assembleia, é muito importante, pois o servidor que está entrando em um órgão público deve conhecer a história desse órgão. Saber também a relação que vai ter com a Assembleia, como ela surgiu, quem foram os deputados. Muito importante entrar num órgão público e conhecer sua história”, destacou o empossado.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.