Especialista aborda importância da preservação da água para sobrevivência humana

Imagem: Mariana Thomé, Vice-coordenadora da Comissão do Meio Ambiente da BPW-Campo Grande
Mariana Thomé, Vice-coordenadora da Comissão do Meio Ambiente da BPW-Campo Grande
20/03/2024 - 11:50 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Wagner Guimarães

Vice-coordenadora da Comissão do Meio Ambiente da BPW-Campo Grande e membro da Comissão de Compliance e Governança da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Mariana Thomé participou da sessão ordinária desta quarta-feira (20), para tratar da importância da preservação da água para sobrevivência humana.

A advogada foi convidada pelo deputado Renato Câmara (MDB), em razão da Semana Estadual da Água, instituída pela Lei Estadual 4.878 de 2016. A água é o mais importante elemento para a vida humana, compõe em torno de 70% do peso corporal, regula a temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, o organismo precisa de 4 litros de água por dia. 

“A falta de água é uma grande ameaça, uma vez que a água é fonte de vida. Cerca de 70% da superfície é coberta por água. Entretanto, a maior parte da água no planeta é salgada. Há apenas 3% de água doce e, desse percentual, apenas 1,2% corresponde à água potável. Percebemos a escassez quando assistimos cenas de crianças bebendo água inapropriada ao consumo e de rios poluídos com o descarte de lixo”, disse.

Mariana disse que para a preservação e a proteção dos mananciais é preciso a implantação de políticas públicas voltadas à educação, tratamento de esgoto, preservação dos aquíferos e despoluição de rios. Com relação à sobrevivência humana, ela defende os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável.

A advogada citou ainda a quantidade de água usada direta ou indiretamente na produção de alguns bens de consumo e alimentos. “Para cada um quilo de carne é preciso de 15 mil litros da água. Esse calculo mostra com profundidade a necessidade de fiscalização e consciência”, destacou.

Leia mais:

Seminário: Carta vai elencar propostas para preservação de recursos hídricos

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.