No Dia da Síndrome de Down, presidente destaca importância de políticas inclusivas

Imagem: Presidente Gerson Claro: "Convido a todos a se unirem nesta causa"
Presidente Gerson Claro: "Convido a todos a se unirem nesta causa"
21/03/2024 - 13:46 Por: Flávio Paes   Foto: Wagner Guimarães

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Gerson Claro (PP),  em pronunciamento alusivo ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta quinta-feira (21), defendeu o reforço das políticas públicas que além de promoverem a inclusão social, levem à conscientização sobre os direitos, dignidade e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.

Gerson avalia que além das ações desenvolvidas diretamente pelo Poder Público, é fundamental reforçar o apoio dos projetos desenvolvidos pelas organizações do terceiro setor, como a Associação Juliano Varela e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), presentes em praticamente todos os municípios. "A Assembleia Legislativa tem dado sua contribuição via emendas parlamentares, além de aprovar leis de apoio e proteção as essas pessoas especiais. É crucial compreender que cada indivíduo com síndrome de Down é único, com talentos, habilidades e personalidades próprias", comentou o deputado.

Para o presidente da ALEMS, são fundamentais políticas públicas de inclusão de pessoas com síndrome de Down. "É nosso dever como legisladores promover políticas públicas que garantam a inclusão plena dessas pessoas em todos os aspectos da sociedade, seja no acesso à educação de qualidade, oportunidades de emprego, cuidados de saúde adequados e participação ativa na comunidade. Portanto, convido a todos a se unirem nesta causa, a se informarem, a promoverem a conscientização e a apoiarem as pessoas com síndrome de Down em sua jornada rumo à realização de seu pleno potencial", destacou Gerson no seu pronunciamento.

Decisão da ONU

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, o Dia Internacional da Síndrome Dow foi criado com  objetivo de  sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão. A síndrome de Down é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21, resultando em características físicas e cognitivas distintas.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.