Zeca do PT solicita aumento nos recursos destinados pelo próximo Plano Safra ao Pronaf

Imagem:
18/06/2025 - 07:16 Por: Lucas Caxito   Foto: Luciana Nassar

Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o deputado estadual Zeca do PT solicitou a realização de estudos que viabilizem o aumento, para no mínimo R$ 800 milhões, nos recursos a serem destinados pelo próximo Plano Safra às linhas de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Conforme o parlamentar, a medida busca fomentar o atendimento das crescentes demandas da agricultura familiar do Estado de Mato Grosso do Sul.

“Em 2024, a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul registrou crescimento positivo, com destaque para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, que contribuiu de maneira expressiva no impulsionamento desse crescimento, com cerca de R$ 500 milhões movimentados através do Pronaf em nosso Estado”, justificou Zeca.

Vale destacar que neste ano de 2025 foi aprovada em Mato Grosso do Sul a lei que criou o Selo da Agricultura Familiar, construída pelo Governo do Estado a partir da proposta de Zeca de permitir a certificação e comercialização de produtos produzidos por agricultores familiares. Isto é, alimentos produzidos em assentamentos da reforma agrária, pequenas propriedades (chácaras, sítios), aldeias indígenas e comunidades quilombolas.

“É de suma importância o aumento do montante destinado às linhas de crédito do Pronaf para Mato Grosso do Sul, para haver a melhoria da estrutura de produção, garantindo o crescimento da categoria e o aumento efetivo da renda dos agricultores familiares sul-mato-grossenses”, complementou o deputado e ex-governador.

Zeca encaminhou a solicitação ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministro-Chefe da Casa Civil, Rui Costa dos Santos, ao Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira Ferreira, e à Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Nassar Tebet.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.