Mara Caseiro - PSDB

imprensamaracaseiro@gmail.com - 3389-6325

Mara Elisa Navacchi Caseiro é formada em Odontologia pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente) desde 1986. Atuou como cirurgiã dentista em Itaquiraí e Eldorado, onde foi chefe da equipe do Centro de Saúde. Neste cargo, implementou campanhas importantes como a busca pelo tratamento da Tuberculose e da Hanseníase e a vacinação em locais de difícil acesso. Participou ativamente dos conselhos municipais de saúde, importante instrumento da participação popular na gestão pública. 

Na mesma época, contribuiu para a conscientização do relevante trabalho do cirurgião-dentista e da importância da dentição como um órgão funcional e esteticamente fundamental para promover a autoestima e o equilíbrio fisiológico do corpo humano. 

Ingressou na política em 1992 como candidata a vice-prefeita e foi eleita em 1996 a vereadora mais votada na história de Eldorado. Foi a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara Municipal e, em 2000, tornou-se a primeira mulher eleita para a Prefeitura de Eldorado. Em 2004, foi reeleita para o cargo, totalizando oito anos de administração municipal. Neste período, os moradores de Eldorado alcançaram uma nova realidade de vida. O asfalto atingiu 85% da cidade, sete postos de saúde foram deixados em pleno funcionamento e cinco ambulâncias foram adquiridas.

A gestão de Mara conquistou a instalação da usina Rio Paraná, gerando mais de 300 empregos e a reabertura do frigorífico que produziu cerca de 600 empregos. A implantação de programas sociais também trouxe a redução da desigualdade social para Eldorado, assim como a construção de 320 casas populares, um marco da habitação que beneficiou centenas de famílias. A administração municipal de Mara Caseiro chegou ao fim dos dois mandatos com 92% de aprovação e mais de R$ 2 milhões empenhados para investimentos nas mais diversas áreas.

Em 2010, Mara Caseiro foi eleita deputada estadual, sendo reeleita para o segundo mandato em 2014. Com parlamentar, apresentou projetos importantes para a população, que se tornaram leis, como a destinação de 5% das vagas em obras públicas para as mulheres, a campanha de conscientização dos prejuízos do uso do crack pelas gestantes, a prioridade de matrícula nas escolas da rede pública para os filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e a punição a quem constranger mães que estiverem amamentando em ambientes públicos. 

Mais de 50 municípios de Mato Grosso do Sul, sobretudo do Conesul e Sul-Fronteira, foram beneficiados com indicações de Mara Caseiro. Uma das principais vitórias de seu mandato foi o recapeamento da MS-295, em toda a extensão da Guairaporã, via essencial de escoamento da produção agrícola e pecuária do estado. Outra conquista importante foi a pavimentação da MS-180.

Mara Caseiro trabalhou ativamente em defesa dos direitos das mulheres. Foi a primeira parlamentar a trazer o debate por meio de audiência pública da importância da aplicação da Lei Maria da Penha. Também atuou contra a violência doméstica e em ações de conscientização à saúde da mulher como, por exemplo, a implantação da campanha Outubro Rosa em Mato Grosso do Sul. Integrou diversas CPI's como a da Telefonia, Saúde, Enersul e Cimi. Também foi presidente da comissão permanente de Saúde e participou das comissões de Educação, Assuntos Agrários, Execução Orçamentária, Turismo, Indústria e Comércio. 

Em 2018, recebeu 23.813 mil votos, ocupando o 13º lugar entre as 24 cadeiras legislativas. No entanto, devido ao sistema proporcional de voto, ficou com a primeira suplência da coligação do PSDB, PROS e DEM.

Em fevereiro de 2019, a convite do governador Reinaldo Azambuja, Mara Caseiro assumiu o cargo de diretora-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). Neste período, conseguiu implementar diversas ações como o Arraial da Concha, a abertura do edital do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) e a volta do Conselho Estadual de Políticas Culturais, que estava inexistente há quatro anos.

Um ano e 9 meses depois, Mara Caseiro tomou posse da cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no lugar do saudoso deputado estadual Onevam de Matos que morreu em novembro de 2020. Na mesma data, ela assumiu a liderança do governo estadual na Casa de Leis, tornando-se a primeira mulher na história de Mato Grosso do Sul a estar nessa função.

Como deputada estadual, Mara Caseiro fez mais de mil indicações de melhorias em todo o Estado. Ao todo, dos 80 projetos de Leis apresentados nesse período, 45 tornaram-se leis em benefício da população. Como resultado de todo o trabalho, a parlamentar obteve expressiva votação nas eleições de 2022. Com 49.512 votos, ela ficou em primeiro lugar, como deputada mais votada desse pleito.

BANCO DE IMAGENS - Mara Caseiro
  • II Seminário de Odontologia Pública - CRO
    20/04/2018 - 00:00 - Fotos:Gabriela Rufino
  • Mara Caseiro galeria 1
    05/09/2017 - 11:23 - Fotos:Patrícia Mendes
  • Mara Caseiro galeria 2
    05/09/2017 - 11:23 - Fotos:Patrícia Mendes
  • Mara Caseiro galeria 3
    05/09/2017 - 11:23 - Fotos:Patrícia Mendes