Professor Rinaldo Modesto - Podemos

rinaldomodesto.ms@gmail.com - 3389-6352

Rinaldo Modesto de Oliveira nasceu em Glória de Dourados, mas foi em Culturama, distrito de Fátima do Sul, que aprendeu na roça o valor do trabalho e, com os pais, o sentido da solidariedade. 

A busca por oportunidades o trouxe à Capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, onde trabalhou como servente de pedreiro, cobrador de ônibus, guarda no HU (Hospital Universitário), técnico administrativo na UFMS, além de lecionar na Rede Estadual de Ensino. Foi então que passou a ser conhecido como Professor Rinaldo.

Essas profissões levaram o professor, pai de cinco filhos e marido de Cristianne, a conhecer muita gente, principalmente os moradores do Conjunto Parati. A necessidade dos seus vizinhos e o desejo de transformar realidades fizeram com que Rinaldo colocasse em prática a grande lição da família Modesto: servir ao próximo. Tornou-se presidente da Associação de Moradores do bairro por duas vezes seguidas e, a partir daí sua vida tomou um novo rumo.

Em 2004, foi eleito vereador em Campo Grande. Na Câmara ocupou a presidência da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e a vice-presidência da Comissão de Educação. O vereador Professor Rinaldo, ganhou destaque por continuar presente nos bairros e ser o autor da Lei da Meia-Entrada para professores em cinemas, shows, teatros e outros eventos culturais exibidos em salas ou casas de espetáculos.

Dois anos depois, com 14.017 votos, foi eleito deputado estadual pela 1ª vez com a proposta de seguir trabalhando pelo que realmente muda a vida das pessoas, desenvolve o Estado e transforma o mundo: a educação. 

Como deputado, Professor Rinaldo enfrentou diariamente os desafios políticos da educação. Foi responsável pela criação do curso de Ciências Contábeis na UFMS e pelo Estatuto do Estudante para que os jovens de Mato Grosso do Sul tenham acesso escolar garantido, e a permanência estimulada, possibilitando a descoberta de sua vocação em um ambiente seguro e agradável e se tornem cidadãos criativos e reflexivos.

Como deputado, instituiu a Política de Prevenção à Violência contra Educadores da Rede Estadual de Ensino, já que esses profissionais lidam com atitudes violentas, ameaças, indisciplina, bullying e dificuldades de aprendizagem.

Junto com sua irmã Rose Modesto, criou o projeto Tocando em Frente que, há cinco anos, ensina gratuitamente violão, percussão, teatro, dança, karatê, muay thai, futebol, reforço escolar e cidadania para mais de duas mil crianças de 12 bairros de Campo Grande.

Educação e cultura fazem crescer e é um direito de todos. Professor Rinaldo sabe disso e tem buscado nota 10 para as escolas públicas de Mato Grosso do Sul e trabalhado pela eficiência do gasto público e a valorização dos professores.

Professor Rinaldo coloca seu mandato à disposição da população sul-mato-grossense para oportunizar mais qualidade de vida a quem realmente necessita.

BANCO DE IMAGENS - Professor Rinaldo Modesto