João Henrique - PL

depjhenrique@gmail.com - 67 3389-6328

           João Henrique Miranda Soares Catan nasceu na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, no dia 19 de abril de 1988. Neto de Maria Antonina Cançado Soares e do ex-governador do Estado, Marcelo Miranda, João sempre teve vocação e amor pela política. Desde muito cedo acompanhou o avô pelas campanhas.

            Começou a participar conscientemente na política em 1998, aos 10 anos de idade, quando seu avô saiu candidato a senador. Na campanha do avô para prefeito de Paranaíba, em 2000, foi ele quem organizou os comícios e os shows, que até então eram legais, com trio elétrico e palanque.

            Em 2002, Marcelo Miranda disputou o cargo de Deputado Federal e João Henrique, ainda adolescente, participou como cabo eleitoral. Era apenas ele, um motorista e uma kombi. E foi assim que o interesse pela política foi surgindo mais ativamente.

            Sempre se viu como uma liderança entre os amigos, era ele que resolvia conflitos, desde os tempos de colégio. Aos 14 anos, João começou a trabalhar como menor aprendiz, no Cartório do 7º Ofício em Campo Grande. Aos 19 anos foi para São Paulo cursar Direito no Instituto Presbiteriano Mackenzie e em 2013 participou dos movimentos de rua contra o aumento de R$ 0,20 centavos na tarifa de ônibus, que desencadeou várias manifestações pelo País, mostrando a insatisfação da população com o governo da época.

            Finalizou um curso de Ciências Políticas em Yale, nos Estados Unidos, pela plataforma Open Course. Formou-se e voltou para Campo Grande, onde começou a atuar como advogado. Por acreditar em uma mudança política no Brasil foi para as ruas da capital no movimento pelo impeachment da presidente deposta, que ganhou proporções gigantescas em todo país.

            Foi a partir dessas participações que ele percebeu que a população unida poderia transformar o modelo da política, e foi assim que decidiu assumir essa responsabilidade de fomentar a participação popular, saindo candidato a vereador em 2016, onde obteve 2.629 votos, ficando como suplente do seu partido da época.

            Diante de inúmeras propostas e depois de muito refletir, em 2018 João escolheu se filiar ao PR (Partido da República), hoje PL (Partido Liberal), e saiu candidato a Deputado Estadual. Com 11.010 votos se tornou o mais jovem deputado eleito da 11ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Em 2022 reelegeu-se deputado estadual pelo Partido Liberal (PL), partido do então presidente Jair Messias Bolsonaro, com 25.914 votos. 

Uma liderança jovem que surgiu das ruas, das redes sociais, e que hoje atua pela população do estado.

 

João Henrique e a relação com Paranaíba

            Uma curiosidade é a relação afetiva que João tem com o município de Paranaíba. Um dos fundadores da cidade foi seu tetravô Coronel Carlos Ferreira de Castro, e desde então Paranaíba está no sangue de sua família. Sua avó nasceu no município, foi para Uberaba estudar, se casou com Marcelo Miranda e voltou à cidade.

            Foi assim que o ex-governador criou laços com Paranaíba, ficando conhecido como o JK da cidade, e ajudou a região a se desenvolver enquanto político. Toda a família sempre esteve por lá, a cidade era parada obrigatória nos finais de semana, nas férias de final de ano, carnaval e férias escolares. João Henrique construiu amizades e tem histórias em cada canto do município.

BANCO DE IMAGENS - João Henrique