Estado de MS decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Onevan de Matos

Imagem: Deputado Onevan de Matos faleceu na última sexta-feira.
Deputado Onevan de Matos faleceu na última sexta-feira.
16/11/2020 - 09:50 Por: Ana Maria Assis   Foto: Arquivo/ALEMS

No Diário Oficial desta segunda-feira (16) o estado de Mato Grosso do Sul declarou luto oficial por três dias, pelo falecimento do deputado estadual Onevan de Matos. A declaração foi por meio do Decreto Especial 139, que prevê efeito a partir do dia 13 de novembro de 2020, dia no qual ocorreu o falecimento do parlamentar na cidade de São Paulo-SP.

Advogado, Onevan de Matos nasceu na cidade de Frutal, hoje Itapagipe (MG), no dia 17 de dezembro de 1942. Conforme o texto do decreto, no ano de 1975 escolheu o Município de Naviraí, em Mato Grosso do Sul, para morar e exercer a sua profissão.

Em 1978, logo após a criação de Mato Grosso do Sul, foi eleito deputado estadual na primeira legislatura deste Estado, tendo participado da elaboração da primeira Constituição Estadual. O decreto traz, ainda, a informação de que em 1983 Onevan tomou posse em seu segundo mandato de deputado estadual e em 1987 iniciou o seu terceiro mandato, licenciando-se do parlamento para concorrer ao cargo de prefeito de Naviraí. No dia 31 de dezembro de 1988 assumiu a Prefeitura de Naviraí e em 1998 Onevan de Matos foi eleito pela quarta vez deputado estadual em Mato Grosso do Sul, sendo reeleito nos anos de 2002, 2006, 2010 e 2014.

 O deputado integrava a bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na Casa de Leis e, de acordo com o decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ofertou “importantes contribuições ao povo sul-mato-grossense no exercício de suas atividades públicas como parlamentar e prefeito”. Nas redes sociais, servidores e amigos lamentaram a morte de Onevan, que era uma pessoa querida por muitos na Casa de Leis.

Na sexta-feira a Secretaria de Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul divulgou nota de pesar também decretando luto de três dias, confira na íntegra:

Nota de pesar

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do deputado estadual Onevan de Matos, 77 anos, ocorrido nesta sexta-feira (13) por volta das 15h em São Paulo. Onevan, que integrou a primeira Legislatura da Casa de Leis, dedicou mais de 40 anos de sua vida para o crescimento e o desenvolvimento do Estado. Por respeito à história e à vida de Onevan de Matos, a ALEMS decretou três dias de luto oficial.  

Nascido em 17 de dezembro de 1942, no interior de Minas Gerais, Onevan mudou-se, em 1975, para Naviraí, para exercer a função de advogado. Em 1978, ano da criação de Mato Grosso do Sul, foi eleito deputado estadual na primeira Legislatura. Foi reeleito para uma vaga no Parlamento Estadual em 1978, 1987, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018.

Onevan também foi prefeito de Naviraí, exercendo o mandato de 1989 a 1992. Ele se licenciou da Assembleia Legislativa em 1987 para concorrer às eleições municipais e, vitorioso, deixou o cargo de deputado em 31 de dezembro de 1988 para assumir a prefeitura. Onevan, que integrava a bancada do PSDB na ALEMS, disputava, novamente, a prefeitura de Naviraí.

O presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), lamentou o falecimento de Onevan de Matos e destacou as qualidades do parlamentar. “É com extremo pesar que recebemos a notícia do falecimento do amigo e colega de Parlamento por tantos anos, deputado Onevan de Matos, um homem íntegro, trabalhador, apaixonado por sua cidade, defensor da família, e que fez da política o instrumento para beneficiar milhares de sul-mato-grossenses durante sua vida pública”, disse Paulo Corrêa. “Levaremos o orgulho da amizade e as lembranças de um homem honrado que deixará uma marca de trabalho, amor e dedicação”, acrescentou.

“Uma perda inestimável para Mato Grosso do Sul”. Foi assim que o 1º secretário da Casa de Leis, deputado Zé Teixeira (DEM), definiu o falecimento de Onevan de Matos. “Infelizmente, hoje a Assembleia Legislativa e o Estado de Mato Grosso do Sul perde um dos seus principais representantes públicos. O deputado Onevan de Matos tem uma longa história de serviço prestado em prol do povo sul-mato-grossense”, ressaltou o parlamentar.

O deputado Onevan de Matos deixa esposa, três filhos e três netos. Ele será sepultado, conforme nota de sua assessoria, no município de Naviraí, “lugar que amou, foi prefeito, representou politicamente na Assembleia Legislativa e viveu nos últimos 45 anos”.

Secretaria de Comunicação Institucional - ALEMS

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.