Lei: Casas para idosos têm critérios mínimos de funcionamento durante pandemia

Imagem: Marçal Filho (PSDB) é o autor da lei.
Marçal Filho (PSDB) é o autor da lei.
01/12/2020 - 09:21 Por: Ana Maria Assis   Foto: Luciana Nassar/Arquivo ALEMS

O Diário Oficial de Mato Grosso do Sul traz hoje a Lei 5.608, de 30 de novembro de 2020, que dispõe sobre a fiscalização e os critérios mínimos de funcionamento das instituições de atendimento à pessoa idosa durante o período da Pandemia da Covid-19. A lei é de autoria do deputado Marçal Filho (PSDB).

A lei prevê intensificação da rotina de fiscalização das entidades de atendimento à pessoa idosa, especialmente, das instituições de longa permanência no âmbito de Mato Grosso do Sul. Ainda conforme o texto legal, são consideradas instituições de longa permanência aquelas destinadas a prover, em caráter excepcional, domicílio duradouro e coletivo para idosos.

Os critérios mínimos a serem definidos são, por exemplo, o monitoramento da saúde dos residentes; a garantia da integralidade da atenção à saúde do idoso, inclusive, medicação e vacinação específicas; o oferecimento de instalações físicas em condições apropriadas de conforto, habitabilidade, higiene, segurança, sanidade e acessibilidade; e o provimento de alimentação apropriada ao perfil epidemiológico e demográfico de seus residentes.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.