Emendas de Marçal atendem saúde, educação e infraestrutura em Dourados

Imagem: Deputado apresentou 12 emendas de um total de 43 de todos os 24 parlamentares da Assembleia legislativa
Deputado apresentou 12 emendas de um total de 43 de todos os 24 parlamentares da Assembleia legislativa
21/12/2020 - 10:29 Por: Flávio Verão   Foto: Luciana Nassar/Alems

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) destinou emendas para 2021 em Dourados que vão atender áreas da saúde, educação, infraestrutura, cultura e esporte. Os recursos são provenientes do orçamento estadual que prevê receita de R$ 16,82 bilhões para Mato Grosso do Sul. Neste ano de 2020, os recursos destinados pelo deputado beneficiaram escolas, postos de saúde e instituições filantrópicas.

A previsão de orçamento para o ano que vem considera os impactos da pandemia da Covid-19, mas também a expectativa de recuperação econômica. A área da saúde ganhou atenção especial de Marçal Filho, que apresentou 12 emendas de um total de 43 de todos os 24 parlamentares da Assembleia Legislativa.

Aumentar o incremento do repasse de recursos financeiros para o custeio dos atendimentos prestados pelo Hospital da Vida, UPA e Hospital Universitário (HU), em Dourados, foi um dos destaques entre as emendas de Marçal. O município é responsável por 33 cidades da região, uma população estimada em 900 mil pessoas, e devido à grande demanda de atendimento especializado, necessita de mais recursos.

Na infraestrutura, uma das grandes lutas de Marçal, a duplicação da avenida Coronel Ponciano, também receberá emendas. A via dá acesso a bairros populosos como Guaicurus, Harrison de Figueiredo, Dioclécio Artuzi e ainda demandará intervenção de viaduto ao cruzar pela BR-163. No entanto, o governo do estado junto ao governo federal já estudam medidas para a implantação da obra. Marçal também solicitou duplicação da rua General Osório, que passa por vários bairros e dá acesso a BR-463, e obras de drenagem e asfalto do Parque dos Jequitibás, Jardim Guaicurus e Jardim das Primaveras.

Para o deputado, tanto as obras como os investimentos nos diferentes setores contribuem para o desenvolvimento regional. "Apresentamos ao governo as principais necessidades para o município de Dourados, bem como de outras cidades da região. São investimentos que vão beneficiar o coletivo e garantir mais benefícios à população", diz Marçal Filho.

Ao Programa de Abastecimento de Água e Esgoto Sanitário de MS, Marçal incluiu reserva de recursos orçamentário para implantação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento nas sitiocas Campina Verde, Ouro Fino e Campo Belo, comunidades que há duas décadas sofrem principalmente com a ausência de água. Já para a educação, Marçal incluiu pedido de recurso para a aquisição e atualização dos acervos e informatização das bibliotecas das escolas estaduais, bem como a reforma e atualização da rede elétrica interna. Muitas unidades possuem instalações antigas e para instalar ar-condicionado, por exemplo, precisam modernizar as instalações.

Na segurança pública, Marçal Filho também indicou recursos para aquisição e modernização dos equipamentos de informática e material permanente para as Delegacias de Polícia e para aquisição de equipamentos de combate ao fogo (Prevfogo), do Corpo de Bombeiros Militares de Dourados e região. Já para a cultura, o deputado requereu investimentos para o fomento à execução de projetos culturais. Ao esporte, a destinação de recursos para reforma e ampliação dos ginásios de esporte e centros de esporte e lazer.

Outra indicação do parlamentar foi à destinação de recursos para viabilização de projetos habitacionais e construção de moradias populares que visem atender as demandas habitacionais rural e urbana.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.