Coronel David comemora instituição do voto feminino no Brasil

Imagem:
03/11/2020 - 09:00 Por: Assessoria Coronel David    Foto: Pedro Ernesto

O deputado estadual Coronel David (sem partido) reforçou a necessidade de as mulheres exercerem o direito ao voto. O lembrete foi feito durante a sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta terça-feira (3), dia em que se comemora os 90 anos da instituição do voto feminino no Brasil.

Para o parlamentar, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar, este direito político é motivo de comemoração, mas ainda há um longo caminho a se percorrer.

“Após anos de reivindicações, o direito ao voto feminino no Brasil foi instituído no Brasil em 1930. Essa é uma data simbólica que merece ser celebrada”, declarou Coronel David, parabenizando as mulheres pela conquista mais que merecida.

“A data é um marco inicial na emancipação da mulher que luta após luta vem derrubando barreiras da desigualdade que são odiosas e merecem o repúdio de todos”, enfatizou o deputado durante a sessão. “Aproveite as eleições, que estão chegando, para exercer seu direito ao voto e reduzir toda e qualquer desigualdade com as mulheres”, completou.

Histórico - O voto feminino no Brasil foi instituído na década de 30, mas com certas condições. À época, as mulheres deveriam atender alguns requisitos como ter trabalho remunerado. Em 1965 ocorreu uma edição no Código Eleitoral e, a partir deste momento, as diferenças nos direitos dos eleitores relacionadas ao gênero foram extintas.

 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.