Odontopediatra fala sobre saúde bucal das crianças no programa Vida Saudável

Imagem: A convidada desta edição do programa é a odontopediatra Renata Belchior de Barros
A convidada desta edição do programa é a odontopediatra Renata Belchior de Barros
01/03/2021 - 10:52 Por: Regiane Ribeiro   Foto: Arquivo

A boca é uma estrutura complexa, um ambiente vulnerável e propício ao aparecimento de bactérias, muitas delas naturais e importantes para o processo alimentar, por isso o programa Vida Saudável da Rádio ALEMS que vai ao ar nesta segunda-feira (1º), vai abordar um tema que ainda gera dúvida na cabeça dos pais, a saúde bucal das crianças. A convidada desta edição do programa é a odontopediatra Renata Belchior de Barros. Esse é o primeiro profissional de saúde bucal que os pequenos terão contato na vida.

Segundo a especialista, não existe uma idade mínima para levar uma criança para o consultório do dentista pela primeira vez. “O ideal hoje é que mãe já realize o pré-natal odontológico, ou seja, procurar uma orientação ainda durante a gestação. Aí a partir do nascimento do primeiro dentinho já é recomendado uma visita ao dentista”, explica. .

Renata Belchior de Barros destaca que o aleitamento materno é muito importante para o bebê como um todo. Na saúde bucal ele contribui para o correto desenvolvimento dos ossos da face, sem contar no aumento da imunidade. “A amamentação é recomendada, mas já a chupeta e a sucção da digital devem ser desencorajadas, pois podem alterar a posição óssea e também dos dentes, sem contar que pode prejudicar a respiração”, pontua a odontopediatra.

Os profissionais recomendam que o paciente volte ao dentista a cada seis meses para realizar a profilaxia bucal, limpeza dentária feita no consultório. Já com as crianças, a média de retorno é a mesma, mas tudo vai depender do caso. “A necessidade de visitar o dentista é muito individual. O odontopediatra vai avaliar o nível de higiene do paciente, a motivação para escovar, os fatores de risco para a doença cárie, se está em fase de troca de dentes e muitos outros fatores”.

Para ouvir o programa, basta acessar a Rádio ALEMS, clicando aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.