Newsletter Ação ALEMS se moderniza e amplia consulta da atividade parlamentar

Imagem: Casa de Leis disponibiliza nova ferramenta de acompanhamento das proposições analisadas em plenário
Casa de Leis disponibiliza nova ferramenta de acompanhamento das proposições analisadas em plenário
12/03/2021 - 14:10 Por: Maisse Cunha e Aline Kraemer   Foto: Aline Kraemer

Ao longo de seus quase 42 anos de história, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sempre primou pelo incentivo à participação popular nas decisões tomadas pelos deputados estaduais. E, como forma de ampliar o controle social e garantir ainda mais transparência ao trabalho parlamentar, a Casa de Leis disponibiliza, em seu informativo semanal, uma nova ferramenta de acompanhamento das proposições analisadas em plenário.

Dando continuidade às ações de modernização do Parlamento, a newsletter Ação ALEMS elenca, a partir de agora, links de acesso de todos os projetos apresentados, discutidos e votados durante as sessões plenárias, além do tradicional resumo das principais notícias. Os atalhos direcionam o usuário ao Sistema Gestor de Processo Legislativo (SGPL), onde é possível acompanhar a integral tramitação das matérias.

“Manter a divulgação efetiva de todos os atos da Casa de Leis, com transparência e eficiência. O sucesso no número de visualizações da nossa newsletter é uma prova que estamos fazendo um bom trabalho. Esta nova funcionalidade de acesso ao sistema gestor de processos é mais um caminho para ampliar aos cidadãos acesso às informações de interesse da população e do Estado”, analisa o presidente do Legislativo Estadual, deputado Paulo Corrêa (PSDB).


Imagem: Luciana Kawassaki

2,5 milhões de cliques

O informativo, produzido desde 2012 pela Gerência de Relações Institucionais, da Secretaria de Comunicação Institucional, registrou números meteóricos no último biênio. Entre fevereiro de 2019 e novembro de 2020, o material atraiu mais de 2,5 milhões de cliques, em 80 edições. Foram, em média, 188 cliques por hora, neste período. É como se nove em cada 10 sul-mato-grossenses tivessem clicado ao menos uma vez em algum link nele disponibilizado.

“Essa nova ferramenta facilita o acompanhamento da tramitação dos projetos por parte do cidadão sul-mato-grossense e garante ainda mais transparência ao trabalho desenvolvido por nossos 24 deputados estaduais”, destaca o gerente de Relações Institucionais, Rodrigo Lucchesi Cordeiro.

O número de visualizações também surpreende. Foram mais de 1,5 milhão no período, o equivalente ao triplo da soma da população de Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã e Bonito.

Depois de montado, editado e finalizado, o material é enviado, por meio de uma plataforma específica e também pelo WhatsApp institucional da Assembleia Legislativa, para destinatários variados, como imprensa local, nacional, governos federal, estadual e municipal, estabelecimentos de ensino, sindicatos, federações, entidades diversas, bem como empresas privadas e prestadores de serviço, entre outros.

Como acessar

O informativo Ação ALEMS pode ser acessado diretamente do site da Casa de Leis, clicando na aba "Comunicação" e, na sequência, em "Newsletter". Também é possível conferir pelo aplicativo Assembleia Legislativa do MS, disponível para download no Google Play Store e na Apple Store.

Quero me cadastrar

Para se cadastrar e receber gratuitamente o material, basta acessar o site institucional e preencher as informações solicitadas na parte inferior direita da página principal. Para finalizar, é necessário seguir as instruções de confirmação no e-mail escolhido. Inscreva-se clicando aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.