ALEMS lança Consolidação de Leis Estaduais Tributárias de Mato Grosso do Sul

Imagem: A deputada Mara Caseiro fez o lançamento do novo compilado de leis
A deputada Mara Caseiro fez o lançamento do novo compilado de leis
17/03/2021 - 12:08 Por: Christiane Mesquita    Foto: Wagner Guimarães

Mais um compilado de leis está acessível ao cidadão sul-mato-grossense. Trata-se da Consolidação de Leis Estaduais Tributárias de Mato Grosso do Sul, lançada nesta quarta-feira (17), durante a sessão plenária. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) reuniu no material 162 leis aprovadas pelos deputados no Parlamento Estadual, desde a sua instalação.

A deputada Mara Caseiro (PSDB), líder do Poder Executivo na Casa de Leis, apresentou o documento em Plenário. "Desta vez, apresento-lhes a Consolidação de Leis Estaduais Tributárias de Mato Grosso do Sul, que aglutinou todas a leis em um único documento, contribuindo para o acesso e a consulta de nossas leis tributárias. A partir desta consolidação digital de leis, os contribuintes do Estado terão conhecimento de forma facilitada sobre o pagamento de tributos. Será também um subsídio material aos operadores de Direito, e tributos, e ainda ajudará nossos assessores parlamentares na elaboração de leis e controle externo da administração pública, prerrogativas do Poder Legislativo", ressaltou.

No documento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), considera relevante o protagonismo dos tributos, no Estado. “São a principal forma de arrecadação de recursos financeiros e comumente são o epicentro temático dos principais debates jurídicoeconômicos no Brasil. Exercem grande relevância na precificação dos produtos e dos serviços, influenciando, por isso, diretamente o mercado de consumo e a atividade financeira de Mato Grosso do Sul”, ressaltou.

“Faz-se imprescindível que os cidadãos e as empresas contribuintes tenham conhecimento da legislação tributária que rege suas vidas e atividades, para saber por que se pagam, para que se pagam e quanto se paga de tributos, no Estado”, concluiu o presidente Paulo Corrêa.

O documento foi idealizado e produzido pela Secretaria de Assuntos Legislativos e Jurídicos (SALJ) e reúne toda a legislação que envolva as questões tributárias do Estado, e pode ser acessado gratuitamente no site oficial da Assembleia Legislativa. A consulta é prática e acessível, e ainda confere mais transparência ao trabalho parlamentar, facilitando a consulta dos contribuintes, agentes públicos da Administração Fazendária, operadores do direito e parlamentares. Acesse o documento aqui.

Conheça aqui os outros compilados já lançados Casa de Leis: 

Presidente lança publicação com 320 leis na íntegra sobre datas comemorativas em MS

Presidente apresenta compilado de leis estaduais sobre direito do consumidor

Presidente da ALEMS lança compilado com 95 leis estaduais na área da Saúde

 



 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.