Professor Rinaldo pede atenção à saúde mental durante a pandemia

Imagem: Professor Rinaldo relata projeto de lei que institui política pública de saúde mental no Estado
Professor Rinaldo relata projeto de lei que institui política pública de saúde mental no Estado
08/04/2021 - 11:05 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Wagner Guimarães

Um grande desafio tanto para os indivíduos quanto para o poder público é a questão da saúde mental. Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (8), o deputado Professor Rinaldo (PSDB) disse que os sintomas de depressão e ansiedade estão crescendo com a pandemia da Covid-19.

“Pesquisas revelam que estão aumentando os casos de ansiedade e depressão, além disso as pessoas têm abusado de bebidas alcoólicas e muitas desenvolveram distúrbios do sono. Indivíduos diagnosticados com doenças mentais estão lotando o sistema de saúde. Trata-se de uma situação muito preocupante e que necessita de atenção de todos”, falou.

Em novembro do ano passado, o  deputado Marçal Filho (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 218/2020, que institui em Mato Grosso do Sul a Política Estadual de Atenção à Saúde Mental das Vítimas da Covid-19. O Sistema Único de Saúde (SUS) será responsável pela implementação e execução das ações e serviços a serem oferecidos às vítimas do novo coronavírus no Estado. 

Para a execução das ações e serviços oferecidos no âmbito desta política, serão utilizados os recursos humanos e materiais que, de forma direta ou indireta, já estejam à disposição do SUS, além de outros que poderão ser contratados para essa finalidade específica.

A política a ser implementada também contará com a realização de campanhas de conscientização acerca da importância da assistência à saúde mental das vítimas da Covid-19 que necessitem deste tipo de atendimento. Tais campanhas trarão orientações acerca de medidas para o enfrentamento de sentimentos como medo e estresse, e estratégias de cuidado em saúde mental.

Professor Rinaldo é o relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Ele adiantou que apresentará relatório favorável à regular tramitação. “O medo, as mortes, as sequelas e o distanciamento social impactam a saúde mental da população.  Esse projeto é extremamente importante e espero que se torne lei em Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.