Renato Câmara quer criação de programa de reabilitação para pacientes pós-Covid

Imagem: Renato Câmara defende a criação de um programa de reabilitação para atender os pacientes pós-Covid
Renato Câmara defende a criação de um programa de reabilitação para atender os pacientes pós-Covid
13/04/2021 - 10:44 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

São quase 12 milhões de pessoas curadas da Covid-19 no Brasil até o momento, muitas delas continuam enfermas com as sequelas causadas pela doença. Na sessão desta terça-feira (13), o deputado Renato Câmara (MDB) defendeu a criação de um programa de reabilitação para atender os pacientes pós-Covid.

“Muitos pacientes que já foram infectados pelo coronavírus estão enfrentando ainda o desafio de retomar a rotina anterior à doença. Nessa fase de recuperação, as sequelas deixadas pela Covid-19 ficam evidentes e podem comprometer a qualidade de vida do paciente, sendo necessário serem tratadas. As sequelas podem ser motoras, respiratórias ou psicológicas. Alguns Estados estão adotando medidas para fornecer tratamentos, dentre elas a criação de centros integrados de reabilitação”, disse o deputado.

Para o parlamentar, Estado e municípios devem unir forças para disponibilizar equipes especializadas compostas por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos para atender os pacientes pós-Covid.

Uma pesquisa do Hospital Universitário de Brasília revela que 8 em cada 10 internados ficaram com algum tipo de sequela. “Na rede privada, a demanda por reabilitação aumentou 50%. Mas a rede pública não tem estrutura para atender o aumento da procura”, afirmou Câmara.

O deputado elencou as principais manifestações do pós-Covid, que são fadiga, falta de ar, dores de cabeça, dores musculares, queda de cabelo, perda de paladar e olfato, tontura, tromboses, palpitações, depressão, ansiedade e perda de memória.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.