Projeto prevê campanha de conscientização “Abril Azul” em MS

Imagem: Deputado apresentou matéria para instituir o mês de conscientização sobre o autismo
Deputado apresentou matéria para instituir o mês de conscientização sobre o autismo
20/04/2021 - 13:05 Por: Christiane Mesquita   Foto: Wagner Guimarães/Arquivo ALEMS

Apresentado nesta manhã (20) pelo deputado Antônio Vaz (Republicanos), o Projeto de Lei 99/2021 institui o “Abril Azul”, em todo o Estado. O evento será voltado para a conscientização sobre o autismo, com campanhas de conscientização realizadas anualmente, durante o mês de abril, com o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Uma das ações previstas no Abril Azul é a iluminação ou decoração de espaço com a cor azul, como uma forma de chamar a atenção da população sobre o tema, em secretarias e no prédio da Assembleia Legislativa. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Antônio Vaz explica que o autismo é um distúrbio que afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e a adaptação da criança. “Os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal, mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas. A maioria dos casos ainda é detectada tardiamente, porém, é crescente o número de estudos voltados à importância da detecção precoce ainda na primeira infância. Esta campanha visa dar visibilidade ao tema, conscientizando a população sobre as características e dificuldades do transtorno, incentivando, dessa maneira, a inclusão do autismo em sociedade”, destacou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.