PL de Jamilson institui campanha que apoia a doação de cabelos às pessoas com alopecia

Imagem: Imagem de arquivo
Imagem de arquivo
27/04/2021 - 11:00 Por: Mauro Silva (Assessoria de Comunicação)   Foto: Assessoria

O tratamento de um câncer, que tem a finalidade de curar ou aliviar a dor dos que sofrem devido à doença, pode causar vários efeitos colaterais. Um destes, e que afeta o paciente diretamente, é a alopecia (ou perda de cabelo), algo que pode ocorrer no corpo inteiro. Diante disso, o deputado Jamilson (sem partido) apresentou mais um Projeto de Lei (PL), que institui a Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação de Cabelos Corte Solidário, destinada a pessoas com alopecia induzida por quimioterapia. A proposta foi apresentada na terça-feira (27), durante sessão remota, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). 

Para muitos, principalmente para as mulheres, perder o cabelo não é uma experiência muito fácil de encarar, sendo, muitas vezes, um desafio. Pessoas que passam por esta situação além de sofrerem fisicamente, por conta do câncer, também enfrentam problemas psicológicos. Mesmo com todas essas complicações, o cabelo pode voltar a crescer no final do tratamento, em média de 2 a 3 centímetros. O crescimento total, algumas vezes, leva de 6 a 12 meses.

“Elaborei este projeto, com a minha assessoria, pois me solidarizo com os que passam por esta situação, tão triste, mas necessária para vencer o câncer”, disse Jamilson. 

“As mulheres, principalmente, têm em seus cabelos a confiança da beleza, uma cultura existente há muito tempo. Dessa forma, acredito, que a minha proposta irá mobilizar a sociedade, a fim de ajudar as pessoas que enfrentam situação parecida”, acrescentou.

De acordo com o site Oncoguia, nem todos os medicamentos quimioterápicos provocam a queda de cabelos, pois isso depende da droga ministrada ao paciente. No início do tratamento, a queda não acontece de forma imediata e a quantidade varia de pessoa para pessoa. 

Ainda segundo o Oncoguia, a radioterapia e a quimioterapia causam a queda do cabelo porque danificam os folículos pilosos, que são os responsáveis pelo crescimento.

Pontos do Projeto de Lei

Conforme o PL de Jamilson, fica instituída a Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação de Cabelos Corte Solidário, destinada a pessoas com alopecia induzida por quimioterapia, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 27 de novembro, que é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, com o objetivo de coletar mechas de cabelo para a confecção de perucas.

O projeto prevê que os cabelos arrecadados deverão ter, no mínimo, 15 (quinze) centímetros de comprimento e serão destinados somente à confecção gratuita de perucas para pessoas com alopecia induzida por quimioterapia, ficando vedada qualquer utilização comercial.

Em sua proposta, o deputado defende que a disponibilização de perucas aos pacientes com alopecia promoverá a melhora do estado emocional desses cidadãos, o que resultará em bem-estar e melhoria na qualidade de vida e autoestima dos mesmos.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.