Maio Laranja: Proteção às crianças e adolescentes ganha visibilidade nacional

Imagem: O deputado Herculano Borges é o autor da lei que instituiu o Maio Laranja, no Estado
O deputado Herculano Borges é o autor da lei que instituiu o Maio Laranja, no Estado
06/05/2021 - 11:35 Por: Christiane Mesquita    Foto: Wagner Guimarães

O deputado estadual Herculano Borges (Solidariedade), 2º secretário da Casa de Leis, convidou os parlamentares para reunião que haverá no dia 17 de maio, a partir das 9h, por videoconferência. “Convido a todos para uma reunião remota que agendamos para dia 17 de maio, com transmissão ao vivo da nossa TV ALEMS, alguns convidados ligados a ações de defesa da criança e do adolescente já confirmaram participação no evento remoto. Conto com a participação de vocês para ajudarem a disseminar a informação a quem precisa se defender”, declarou.

“A Lei 5118/2017 que instituiu o Maio Laranja, de minha autoria, recebeu muita visibilidade em todo o País. A lei que trabalha na defesa e na proteção da criança e do adolescente se tornou uma lei estadual, e atualmente na maioria dos estados do Brasil, com muitos municípios fazendo ações do Maio Laranja, sendo inclusive implantando pelo Governo Federal, e eu tive uma alegria e orgulho com essa relevância nacional. Devido a pandemia, não estamos indo a campo, mas as ações continuam”, explicou Herculano Borges.

O deputado Herculano Borges relatou que existe uma rede de proteção à criança em nosso Estado e no País. “O artigo 227, da Constituição Federal, preconiza que a proteção é responsabilidade da família, do Estado e da sociedade. Quando nós percebemos que 80% dos casos de abuso sexual acontece dentro do ambiente familiar, nós entendemos que a sociedade e o Estado devem entrar de uma forma mais incisiva. Por isso apoiamos as entidades de proteção e fazemos ações utilizando a Assembleia Legislativa e todos esses órgãos estaduais”, destacou.

 “Temos a confirmação da participação da ministra Damares no dia 25 de maio, em uma live que faremos as 19h, quando ela falará um pouco das ações em nível nacional. Todas as terças feira estamos fazendo lives no nosso Instagram, com especialistas no assunto, e também com vereadores do interior que fizeram as leis municipais. Essa é uma bandeira de todo o Mato Grosso do Sul, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, e da sociedade. Um projeto de todos, a lei de todos. Quem não denuncia casos de abuso está sendo conivente com o abusador, um crime que pune a vítima e favorece o abusador, precisamos inverter isso, ser voz daqueles que não tem voz. Maio laranja, o amor é a maior forma de proteção”, ressaltou Herculano.

Cartilha

Cartilha sobre o assunto pode ser conferida no site institucional da ALEMS. O material produzido pela Gerência de Mídias Sociais traz o diálogo necessário a abordagem do assunto, respeitando a dignidade e o bem-estar das crianças, de forma lúdica e mais leve, um assunto que é muito difícil. Clique aqui para ler e fazer o download gratuito.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.