Direto ao Assunto destaca a importância do castramóvel para controle de zoonoses

Imagem: O deputado Marcio Fernandes explica a importância da castração de animais para evitar doenças
O deputado Marcio Fernandes explica a importância da castração de animais para evitar doenças
07/05/2021 - 09:33 Por: Regiane Ribeiro   Foto: Wagner Guimarães

Já está em operação em Campo Grande e também em diversas cidades do interior de Mato Grosso do Sul o maior programa público de castração de cães e gatos do Brasil, por isso essa edição do Programa Direto ao Assunto, da Rádio ALEMS, que vai ao ar nesta sexta-feira (7), conversa sobre o tema com o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB), que é médico veterinário e tem atuado em prol da causa animal no Estado.

O castramóvel é um veículo, geralmente um ônibus, van ou trailer, equipado com uma clínica de castração que percorre os bairros da cidade realizando cirurgias gratuitas em cães e gatos. A prioridade é atender famílias carentes, já que uma cirurgia de castração pode chegar a custar R$ 500,00.

“A castração é a melhor forma de controlar o número de animais abandonados pela cidade. Além do sofrimento pelo abandono, fome e frio, cães e gatos abandonados representam riscos, como acidentes, ataques a pessoas e outros animais, e transmitem doenças, pois não são vacinados”, explica o parlamentar.

Durante a entrevista ao Direto ao Assunto, o deputado Marcio Fernandes disse ainda que esse é o maior plano de castração de graça, que atenderá inicialmente 69 cidades, ou seja, cerca de 87,94% dos municípios de Mato Grosso do Sul. “Seremos o Estado com maior cobertura de castração do país. Estou acompanhando as ações de perto, a agenda começou em Campo Grande, já passou por Jardim e assim por diante”, pontuou.

Cada sexta-feira terá um mutirão de castração nos municípios do Codevale, sendo 11 finais de semana atendendo em cada uma das cidades que compõem o consórcio. “Como médico veterinário sei a importância do controle sanitário para evitar a transmissão de zoonoses, cerca de 60% das doenças humanas são causadas por zoonoses e precisamos prevenir. Cães podem transmitir leishmaniose para humanos, por exemplo, e o animal abandonado na rua não tem controle, não tem vacina e pode ser um transmissor de doenças para outros animais e para humanos”, concluiu.

O Direto ao Assunto integra a nova programação que marca os 20 anos da Rádio ALEMS. Para ouvir a entrevista na íntegra basta acessar o site oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, clicando aqui.

Confira a agenda de maio

A agenda do do mês de maio do mutirão da castração realizada pelo castramóvel nos municípios de Mato Grosso do Sul começa nesta sexta-feira pela cidade de Anaurilândia, depois segue para Nova Andradina (14/05), Costa Rica (21/05) e Sonora (28/05).

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.