Mara propõe prêmio de incentivo à participação feminina em olimpíadas científicas

Imagem: Autora do projeto quer reconhecer o esforço e a dedicação das estudantes do sexo feminino
Autora do projeto quer reconhecer o esforço e a dedicação das estudantes do sexo feminino
11/05/2021 - 10:36 Por: Evellyn Abelha   Foto: Luciana Nassar

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (11), o Projeto de Lei 129/2021. A proposta pretende criar o Prêmio Meninas Olímpicas no âmbito do Estado. O objetivo é que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) confira a premiação às estudantes sul-mato-grossenses de escolas públicas que participaram de olimpíadas científicas brasileiras.

A autora do projeto quer reconhecer o esforço e a dedicação das estudantes do sexo feminino. “O aumento da representatividade feminina nas áreas das Ciência e Tecnologia significa impactar o interesse de meninas e sua disposição para seguir essas carreiras, afetando diretamente o mercado de trabalho e o futuro da ciência brasileira. Trazendo essa reflexão para o meio olímpico, é notável a predominância masculina entre participantes e premiados, especialmente nas Ciências Exatas”, justificou a parlamentar.

A premiação é inspirada no Movimento Meninas Olímpicas, idealizado e coordenado pela professora Nara Martini Bigolin, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que objetiva fomentar a participação de meninas nas Olimpíadas Científicas, a fim de ampliar suas áreas de atuação no mercado de trabalho. O Movimento foi fundado tendo como exemplo a trajetória das irmãs Natália e Mariana Bigolin Groff que, juntas, somam mais de 60 medalhas em olimpíadas de conhecimento nacionais e internacionais na área de Matemática, Física, Química, Informática, Astronomia, Linguística, entre outros.

Ainda segundo dados apresentados na proposta, apenas 10% de meninas são premiadas nas principais olimpíadas científicas do Brasil e menos de 5% nas olimpíadas internacionais. “O incentivo à participação de meninas em olimpíadas científicas, por meio de premiações exclusivas a elas, permitirá elevar este percentual e, como consequência, aumentar a participação das mulheres em pontos estratégicos da sociedade, criando um maior equilíbrio entre os gêneros em nosso estado e no Brasil”, defendeu Mara.

Ainda de acordo com a proposta apresentada, o prêmio será entregue anualmente, em solenidade a ser realizada em data próxima ao Dia Internacional da Mulher. A premiação consistirá na entrega de um diploma e uma medalha. Cada um dos deputados estaduais com assento na ALEMS poderá indicar e conceder o prêmio.

Moção e indicações

A deputada também fez uma moção de congratulação à artista plástica Débora Mendes. “Parabenizo pelas obras feitas à mão e que estampam fauna e flora do Pantanal. A Débora homenageia e difunde a diversidade de um dos biomas mais ricos do Brasil. Merece nosso apoio”, disse a deputada. Além disso, Mara também usou da palavra para fazer indicações para solicitar base de bombeiros em Iguatemi e estudos para construção de casas populares em Eldorado.

*Matéria alterada às 16h

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.