Empresa envolvida em maus-tratos a animais poderá ter inscrição estadual cassada

Imagem: Deputado Lucas de Lima, autor da proposta, argumenta que as empresas devem ser responsabilizadas também em casos de omissão
Deputado Lucas de Lima, autor da proposta, argumenta que as empresas devem ser responsabilizadas também em casos de omissão
11/05/2021 - 13:43 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

Maus-tratos a animais podem resultar em problemas para as empresas de Mato Grosso do Sul. Os estabelecimentos envolvidos em agressões contra animais poderão ter suas inscrições estaduais cassadas, conforme dispõe o Projeto de Lei 132/2021, apresentado pelo deputado Lucas de Lima (Solidariedade) na sessão plenária desta terça-feira (11).

Conforme a proposta, as empresas sofrerão a penalidade “quando ficar comprovado, após o devido trâmite judicial, que as mesmas foram responsáveis por atos configurados como maus-tratos a animais, incluindo o consentimento, o estímulo, ou a omissão diante de agressões cometidas por seus funcionários, estagiários e/ou prestadores de serviço”.

O parlamentar afirma que o projeto fortalece a defesa dos direitos dos animais e a sua efetiva proteção. “Ao estimular, consentir ou se omitir diante de atos de crueldade contra animais cometidos por seus funcionários ou prestadores de serviço, as empresas são igualmente responsáveis”, considera.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, será votado nas comissões de mérito e no Plenário.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.