Hábito de automedicar-se é tema do Vida Saudável da Rádio ALEMS

Imagem: Entrevistada dessa edição é a médica Carolina Albuquerque Arroyo
Entrevistada dessa edição é a médica Carolina Albuquerque Arroyo
17/05/2021 - 08:02 Por: Regiane Ribeiro   Foto: Divulgação Rádio ALEMS

O programa Vida Saudável, da Rádio ALEMS, que vai ao ar nesta segunda-feira (17) aborda em sua nova edição o tema automedicação, que é um hábito bastante comum entre os brasileiros. A entrevistada do programa para falar sobre esse assunto é a especialista em clínica médica e cooperada da Unimed Campo Grande, Carolina Albuquerque Arroyo, que destaca durante o bate-papo que no Brasil cerca de 70 a 80% da população se automedica.

Segundo a médica, o uso de remédios sem prescrição de um especialista pode acarretar problemas sérios para saúde como agravar doenças e ainda mascarar sintomas de outras. “É importante destacar que todas as medicações têm efeitos colaterais, desde os mais simples como alergias, até os mais complexos que podem levar até mesmo a morte, em alguns casos”, enfatiza.

Carolina Albuquerque Arroyo disse que os analgésicos e os anti-inflamatórios são os que possuem a maior incidência de uso indiscriminado, devido ao fácil acesso e o objetivo de melhorar a dor. Os efeitos indesejáveis causados por eles são lesão de mucosa gástrica e renal, além de outras complicações.

Outra grande preocupação conforme a especialista está relacionada à combinação de medicamentos de maneira inadequada, que podem potencializar ou mesmo anular o efeito de certos medicamentos quando usados sem orientação médica.

“O ideal para garantir a segurança do cidadão, antes de comprar e ingerir qualquer medicamento é passar pela consulta com um médico de sua confiança, pois ele avaliará seu estado de saúde e, com certeza, irá prescrever o melhor tratamento medicamentoso”, pontuou Carolina Arroyo.

Para ouvir o programa, basta acessar a Rádio ALEMS, clicando aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.