Programa Vida Saudável da Rádio ALEMS fala sobre vacinas da Covid-19 e H1N1

Imagem: A entrevistada Ana Paula Goldfinger é coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde
A entrevistada Ana Paula Goldfinger é coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde
24/05/2021 - 11:41 Por: Regiane Ribeiro   Foto: Divulgação/TV ALEMS

O programa Vida Saudável, da Rádio ALEMS, que vai ao ar nesta segunda-feira (24), traz em sua nova edição um tema que tem gerado muitas dúvidas na população, a vacinação contra a Covid-19 e a H1N1. Para desmistificar algumas questões sobre esse assunto o programa conta com a participação da gerente técnica de Imunização e coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger.

De acordo com o Ministério da Saúde e por entidades de classe como a Sociedade Brasileira de Imunizações, não é recomendado tomar as duas vacinas ao mesmo tempo. Isso porque faltam estudos que comprovem a segurança e a eficácia das vacinas contra Covid-19 nessas situações, bem como para facilitar o monitoramento de eventos adversos pós-vacinação.

“Para pessoas que fazem parte do grupo prioritário da vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19 devem ser priorizadas as doses contra a Covid-19 e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas”, pontua Ana Paula.

Durante a entrevista a gerente técnica de Imunização e coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), reforça que é de extrema importância tomar as duas vacinas, pois tanto o coronavírus quanto a gripe são doenças respiratórias causadas, respectivamente, pelos vírus Sars-Cov-2 e Influenza, transmitidas por contato respiratório e que inicialmente podem ter quadros muitos parecidos.“Sendo assim, todas as medidas que puderem ser tomadas para diminuir a incidência dessas doenças contribuirão para desafogar a rede de saúde, que já está bem comprometida pela situação da pandemia”, afirma.

Para ouvir o programa, basta acessar a Rádio ALEMS, clicando aqui.

Vacinação H1N1

Em Mato Grosso do Sul, a campanha de vacinação da H1N1 já está na sua segunda fase que segue até o dia 8 de junho, e estão sendo vacinadas pessoas com mais de 60 anos e professores. A terceira etapa da vacinação será de 9 de junho a 9 de julho e serão vacinados indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

                                                                                                                                 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.