Jamilson solicita vacinação aos responsáveis por pessoas com necessidades especiais
Por conta da pandemia da covid-19, que vem afetando a saúde das pessoas e, consequentemente, a economia mundial, as ações do Ministério da Saúde para imunizar a população se intensificam todos os dias com a distribuição de vacinas em todo o país. Dessa forma, existem as categorias que são prioridades para receber o imunizante, conforme o Plano Estadual de Imunização. Desse modo, o deputado estadual Jamilson (sem partido) apresentou, nesta quarta-feira (26), uma indicação solicitando, ao titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, a inclusão das pessoas que são responsáveis por cidadãos com necessidades especiais.
De acordo com a justificativa do deputado, para sua indicação, existe uma significativa parcela da população de nossa capital que cuida e é responsável por cidadãos com necessidades especiais, como, por exemplo, paralisia cerebral, autismo, dentre outras.
Ainda conforme justificativa, apesar de os cidadãos portadores de necessidades e cuidados especiais estarem incluídos nos grupos de prioridade para a vacinação contra a covid-19, os responsáveis por eles não estão. Esta é uma situação preocupante, haja vista que esses pais ou responsáveis ficam expostos ao vírus, pois são eles que, quando necessário, levam os portadores de deficiência para atendimentos em hospitais e clínicas.
“Recentemente, fiquei sabendo que uma mãe foi contaminada pelo vírus e faleceu. Como ela cuidava sozinha de seu filho, portador de necessidade especial, ele ficou totalmente desamparado, após a morte dela", lamentou Jamilson.
“Diante disso, peço que o Estado ampare essas mães e responsáveis com a vacina, para que seus filhos não fiquem desassistidos, e, por isso, solicitamos às autoridades competentes que viabilizem, a curto prazo, o atendimento a essa reivindicação, que é justa”, finalizou.