Com mais de 2,5 milhões de cliques, Newsletter da ALEMS chega à edição 100

Imagem: Ação ALEMS mostra as notícias da semana e os projetos apresentados, analisados e votados nas sessões plenárias
Ação ALEMS mostra as notícias da semana e os projetos apresentados, analisados e votados nas sessões plenárias
28/05/2021 - 08:00 Por: Aline Kraemer   Foto: Luciana Kawassaki

Com periodicidade semanal, a newsletter Ação ALEMS da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) completa, nesta sexta-feira (28), a sua centésima edição desde o início da 11ª Legislatura (2019-2023). Integrando os canais de transparência do Parlamento Estadual, o informativo amplia o acesso e aproxima o cidadão de atividade legislativa.

No biênio 2019/2020, o material atraiu mais de 2,5 milhões de cliques e o número de visualizações foi maior que 1,5 milhão. “A Casa de Leis deve se valer de toda e qualquer ferramenta disponível para difundir informações sobre a atuação dos deputados estaduais, bem como ampliar o conhecimento sobre o processo legislativo à toda sociedade sul-mato-grossense, de modo a impulsionar a transparência e o controle social”, declarou o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB).


Primeira edição numerada produzida e disparada pela web

Foto: Aline Kraemer

Agregando uma das ferramentas da Secretaria de Comunicação Institucional da Casa de Leis, o material é produzido pelas Gerências de Relações Institucionais e de Mídias Sociais há nove anos. “Desempenhando a função de informar a sociedade em geral sobre as ações do Legislativo Estadual, enviamos a nossa primeira edição digital numerada em junho de 2012. Desde então, estamos aprimorando, modernizando o layout, as seções e os acessos”, comentou o secretário de Comunicação Institucional da ALEMS, Adriano Furtado.

Veiculada na web, a Ação ALEMS apresenta duas seções: a área superior reúne as principais publicações da Agência de Notícias da Casa de Leis; e a área inferior congrega todos os projetos apresentados, discutidos e votados durante as sessões plenárias do parlamento estadual. Em ambas as seções, o cidadão pode saber detalhes das informações clicando nos links de acesso às publicações, tanto das notícias quanto dos projetos analisados em plenário, ampliando desta forma a consulta da atividade legislativa.

Na área dos projetos analisados durante as sessões plenárias, é possível, inclusive, acompanhar todas as propostas discutidas e votadas, além da apreciação de vetos do Poder Executivo. Os links de acesso aos projetos de leis remetem ao Sistema Gestor de Processo Legislativo (SGPL), no qual é possível acompanhar a integral tramitação das matérias.


O informativo semanal é enviado de forma gratuita,

basta fazer o cadastro no site do parlamento estadual

Foto: Aline Kraemer

Conforme a Gerência de Relações Institucionais, responsável pela edição do informativo, depois de preparado, editado e finalizado, o informativo é enviado para diversos destinatários, por meio de uma plataforma específica e também pelo WhatsApp institucional da Assembleia Legislativa. 

Recebem o conteúdo veículos da imprensa local, nacional, governos federal, estadual e municipal, estabelecimentos de ensino, sindicatos, federações, entidades diversas, bem como empresas privadas e prestadores de serviço, entre outros.

Acesso

O informativo Ação ALEMS pode ser conferido pelo site da Casa de Leis, clicando na aba "Comunicação" e, na sequência, em "Newsletter". Também é possível conferir pelo aplicativo Assembleia Legislativa do MS, disponível para download (Android/iOS).

Cadastro

Para receber o material, gratuitamente, basta acessar o site institucional e preencher as informações solicitadas na parte inferior direita da página principal. Para finalizar, é necessário seguir as instruções de confirmação no e-mail escolhido. Inscreva-se clicando aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.