Evander defende inclusão de lactantes em prioridade da vacina contra Covid-19

Imagem: Evander Vendramini é autor de uma indicação sobre o assunto
Evander Vendramini é autor de uma indicação sobre o assunto
27/05/2021 - 11:00 Por: Ana Maria Assis   Foto: Wagner Guimarães

Na sessão desta quinta-feira (27) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado Evander Vendramini (PP) defendeu nas explicações pessoais a inclusão de todas as mulheres lactantes, com e sem comorbidades, na lista de prioridades para vacinação contra a COVID-19, juntamente com as gestantes e puérperas.

“Com a chegada da COVID-19, o Brasil registrou 979 mortes maternas entre gestantes e puérperas, o equivalente a 70% dos casos do mundo. Nosso solo não é apenas o que teve mais morte materna, mas, o que teve o dobro no número de óbitos de mães apenas neste ano. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), já contabiliza que pelo menos 45 mil bebês, crianças e adolescentes perderam pai e mãe durante a pandemia”, afirmou o deputado.

Evander fez uma indicação ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul a respeito do assunto e também explicou que “a vantagem econômica está no ganho denominado 2 por 1, vacinando a mãe, o bebê é instantaneamente imunizado após a amamentação, garantindo 50% das doses para outras pessoas” e ressaltou “o grande benefício da imunização da mãe lactante cujo o bebê seja portador de comorbidade”.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.