Perspectiva aborda reflexões sobre EAD e educação virtualizada

Imagem: Pesquisadora Daiani Damm Tonetto Riedner é a entrevistada
Pesquisadora Daiani Damm Tonetto Riedner é a entrevistada
02/06/2021 - 10:45 Por: Thiago Frison   Foto: TV ALEMS

A Educação passou por muitos desafios para continuar chegando aos estudantes durante a pandemia – e a internet passou a ser ferramenta essencial para chegar aos alunos. No entanto, o Brasil é de extremos e as diferentes realidades possibilitaram ou não o acesso ao ensino – além da dificuldade dos próprios professores. Esse é o assunto da nova edição do programa Perspectiva, da TV ALEMS.

A entrevistada de Thiago Frison é a pesquisadora Daiani Damm Tonetto Riedner, doutora em Educação e certificada pelo Google como inovadora em Educação. Segundo ela, um ponto importante do atual cenário é distinguir o ensino a distância do que ocorre hoje, que na realidade, são as atividades da sala de aula feitas com auxílio da internet – a chamada Educação virtualizada. As diferenças sociais complicaram o aprendizado durante a pandemia.

Enquanto escolas particulares e universidades possuem mais recursos, o ensino básico é mais precário, e muitos estudantes passaram o período sem qualquer tipo de conteúdo. Daiani acredita, no entanto, que a experiência com as tecnologias da informação e comunicação são válidas, e ajudarão a modelar uma nova sala de aula. Ela, inclusive, disponibiliza uma página para dar suporte a professores de todo o país – linktr.ee/daianiriedner .

O “Perspectiva” é exibido ao longo da programação da TV ALEMS, canal 9 da operadora NET em Campo Grande e em Dourados. Também é possível conferir esse e outros programas já exibidos pelo canal do YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.