Junho Prata: Seminário e lives reforçam ações em defesa dos idosos

Imagem: O deputado Renato Câmara é autor da lei que instituiu o Junho Prata em Mato Grosso do Sul
O deputado Renato Câmara é autor da lei que instituiu o Junho Prata em Mato Grosso do Sul
08/06/2021 - 13:02 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

Seminário, lives e palestras estão entre as ações que marcam, este mês, a defesa dos direitos dos idosos em Mato Grosso do Sul. O Junho Prata foi instituído por lei de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. 

A programação começa nesta quarta-feira (9), às 8h. “Estamos no mês de junho, o mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Teremos vários debates e palestras e a participação de várias instituições apresentando ações que estão sendo construídas contra essa violência que aumentou neste momento grave de pandemia", afirmou o deputado. "Precisamos entender as causas e nos aprofundar construirmos ações e políticas públicas que venham proteger a nossa população idosa”, complementou.

As atividades que compõe o Junho Prata serão todas realizadas de forma remota, devido à pandemia da Covid-19, e vão até o dia 3 de julho. Serão palestras, lives, rodas de conversa, entrevistas, vídeos institucionais, culturais e educacionais, e a realização do 6º Seminário Estadual de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa, no dia 30 de junho, a partir das 13h, com o tema Apresentação do Programa de Enfrentamento da Violência contra Pessoa Idosa do Mato Grosso do Sul. 

O evento será transmitido ao vivo pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS). Entre as falas previstas no seminário, haverá a contextualização da importância de um Programa Estadual de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa e informações sobre a situação dos idoso no Estado. Confira aqui a programação completa do 6º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. Faça sua inscrição, clicando aqui. Os links de acesso para assistir aos eventos desta edição do Junho Prata e toda a programação, você encontra aqui.

Nesta edição, continua a parceria com outras instituições, tais como: Asilo São João Bosco, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Fundação Manoel de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Secid/MS), Defensoria Pública, Conselho estadual de Direitos das Pessoas Idosas (Cedip), Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Mato Grosso do Sul (Coegemas), Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Centro Universitário Unigran Capital, Sirpha Lar do Idoso e o Ministério Público Estadual (MPMS).

Junho Prata

A campanha foi instituída pela Lei 5.215/2018 com o nome "Junho Violeta/Prata". Em 2020, por meio da Lei 5.546, do deputado Renato Câmara, foi  denominada "Junho Prata". O objetivo da campanha é unir esforços para conscientizar a população quanto a importância do respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa e estimular a denúncia de ações violentas contra os idosos. 

Diversas ações são realizadas pela Casa de Leis em defesa dos direitos das pessoas idosas. Entre as iniciativas, está o e-book infantil “Uma festa para a vida: animais do Pantanal e os direitos dos idosos”, produzido pela Gerência de Mídias Sociais, vinculada à Secretaria de Comunicação Institucional da ALEMS. O livro digital, que pode ser baixado gratuitamente (clique aqui), usa a fauna do Pantanal para inserir no universo infantil temas sérios e graves, como negligência, chantagem emocional, violência material e agressão física contra pessoas idosas.

*Texto alterado às 11h03 de 14/06 para acréscimo de informações.

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.