Canais de comunicação promovem contato entre cidadão e deputados

Imagem: No site oficial da Casa de Leis, os cidadãos podem encontrar as formas para interagir com os parlamentares
No site oficial da Casa de Leis, os cidadãos podem encontrar as formas para interagir com os parlamentares
14/06/2021 - 11:15 Por: Evellyn Abelha   Foto: Aline Kraemer

Representantes diretos dos cidadãos na esfera estadual - os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) têm a missão de responder aos anseios da sociedade. Para isso, estão à disposição da população diferentes canais de comunicação, a fim de que as demandas cheguem até os parlamentares.

Seja por telefone, e-mail ou até pelas mídias sociais - no site oficial da Casa de Leis, os cidadãos podem encontrar as formas para interagir com os deputados. Entre elas estão o e-mail e o telefone dos gabinetes parlamentares. Essas informações podem ser consultadas facilmente na aba “Deputados”, em seguida na opção “Partidos, Bancadas e Blocos”. Nesta página, aparecerá a imagem de cada um dos parlamentares da Legislatura atual. Ao clicar em cima da foto, no botão “Perfil”, o usuário encontra os contatos.

Veja no passo a passo abaixo:


O usuário também pode chegar à página “Partidos, Bancadas e Blocos" caso acesse o botão “Fale com seu Deputado” disponível na aba do “Serviço de Informação ao Cidadão” (SIC).


No SIC, cidadão também encontra acesso aos contatos

Além disso, o cidadão também pode enviar um e-mail a um deputado específico ou a todos os deputados de uma vez só, por meio do botão “Fale com a Assembleia”. A opção está disponível na aba “Comunicação”.

O recurso também permite envio de mensagem eletrônica diretamente às comissões permanentes. Por exemplo, caso o cidadão deseje falar sobre uma demanda relacionada à área da saúde, basta selecionar a opção Comissão de Saúde, colocar o próprio nome, o e-mail, o assunto e digitar a mensagem - depois é só clicar em enviar. O email será encaminhado direto ao grupo de trabalho.

Confira no vídeo:


A Casa de Leis também mantém canais oficiais de comunicação nas mídias sociais Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp. Ao encaminhar demandas e questionamentos específicos a um deputado ou deputada por meio desses canais, o cidadão é orientado a buscar o contato direto com o parlamentar, pelas opções já citadas anteriormente (e-mail/telefone). Isso porque essas mídias sociais servem como canal institucional, não sendo ligadas aos mandatos ou partidos. No entanto, é possível que o cidadão encontre perfis pessoais dos deputados nas mídias sociais e também sites que atendam aos mandatos de cada parlamentar.

Vale lembrar que até o dia 30 de junho - devido aos protocolos de biossegurança contra a Covid-19 - está proibido o acesso ao público nas dependências da ALEMS. Dessa forma, não é possível a interação presencial entre o cidadão e os deputados dentro da Casa de Leis. Confira as recomendações neste link.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.