Emoção marca solenidade de homenagem aos engenheiros agrimensores de MS

Imagem: Solenidade aconteceu de forma mista, conduzida do Plenário e virtualmente
Solenidade aconteceu de forma mista, conduzida do Plenário e virtualmente
15/06/2021 - 22:07 Por: Christiane Mesquita    Foto: Wagner Guimarães


A sessão solene foi conduzida do Plenário Júlio Maia

Conduzida do Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foi realizada nesta terça-feira (15) sessão solene mista em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrimensor. No evento, proposto pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), houve composição de mesa, e os homenageados e demais convidados participaram de forma remota.

Renato Câmara falou sobre a honraria instituída pelo Ato 07/2021, da Mesa Diretora da ALEMS. “Esta comenda, intitulada Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrimensor – Engenheiro Dírio Ricartes de Oliveira, é o mais alto reconhecimento da Assembleia Legislativa às personalidades de Mato Grosso do Sul. O homenageado este ano será o engenheiro agrimensor que muito fez, e ainda fará pelo nosso Estado, presença marcante nas divisas, loteamentos rurais e urbanos e mapeamento dos recursos hídricos, entre tantas outras atribuições da Agrimensura. E leva o nome de Dírio Ricartes pelo que ele representou para esta categoria. É o reconhecimento da Casa de Leis a quem tem muito valor e realiza um trabalho fundamental para o desenvolvimento de nosso Estado”, destacou.


Câmara também coordena a Frente Parlamentar de Regularização Fundiária

O deputado, que também é coordenador da Frente Parlamentar de Regularização Fundiária, ainda lembrou a essencial parceria na construção do Código de Normas de Georreferenciamento, consolidado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). “Agradeço a todos pela participação nos projetos desenvolvidos na Assembleia Legislativa, entre eles o Código de Normas publicadas pelo Tribunal de Justiça, uma padronização de várias normas relacionadas a georreferenciamento, questões fundiárias e cartoriais, que contou com a participação de várias entidades. Foi um passo gigante para facilitar o trabalho dos engenheiros agrimensores e promover também a segurança jurídica”, explicou Renato Câmara.

Vânia Abreu de Mello, presidente do CREA-MS, enalteceu a relevância em ver a classe dos engenheiros agrônomos sendo homenageada. “Que momento importante, mexe com o coração de cada um, é muito importante poder homenagear, mesmo que de forma virtual. O Crea tem muito a agradecer a essa parceria e comprometimento do deputado Renato Câmara, sempre a disposição da Engenharia, Agronomia e Geociência. Esse é o momento em que vocês estão sendo reconhecidos pelo belo trabalho que vocês desenvolveram em Mato Grosso do Sul. Divido a minha alegria com todos vocês”, declarou.

O presidente da Associação Sul-mato-grossense de Engenheiros Agrimensores (ASMEA-MS), Madson Ramão, exaltou a homenagem à categoria. “É uma honra participar hoje aqui desta concessão de honraria de extrema importância para a categoria, uma das primeiras reconhecidas no mundo. Renato, você foi um parceiro na Frente Parlamentar de Regularização Fundiária, e desta iniciativa da Assembleia Legislativa nasceu o Código de Normas, que regulamenta o trabalho de agrimensura quanto ao registro em cartórios, e todo o trabalho que o cartório tem que exercer sobre a regularização fundiária, não só a rural, a urbana também”, considerou.

Rogério Tomithão Beretta, superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Famíliar, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) também reiterou a importância dos engenheiros agrimensores. “Um dia muito importante para a Engenharia de Agrimensura do Estado, parabenizo pela homenagem, entendo que a gente precisa saudar aquelas pessoas merecedoras de uma comenda, É uma honra estar aqui, sou e agrônomo, tive muitos contatos como e agrimensores, e sei da importância desta profissão para a sociedade como um todo. Tudo nasce a partir de um engenheiro agrimensor, e nada consegue avançar de forma correta sem começar com o trabalho de vocês”, ressaltou.

Homenageados

Foram homenageados Dírio Ricartes de Oliveira Junior, Vânia Abreu de Mello, Madison Ramão, Agenildo Felix de Andrade, André Nogueira Borges, Carlos Mauro Gonçalves de Almeida (in memoriam), Claudio Roberto Rodrigues Ferro Júnior, Ilse Elizabet, Dubiela Junges, Jadir Bocato, Setsuko Kuana, Elizabeth Pereira Gutierrez, Humberto César Mota Maciel, Lívia Regina Garcia Pereira, Luiz Marcelo Verão da Fonseca, Márcio Sales Palmeira, Nélio Diório, Raimundo Idelmar de Souza Noleto, Reinaldo José Sabadotto, Silvio Sebastião Ricarte Granja, Valdecy Pereira Siqueira, Claudio Roberto Pereira Nunes, Jair Terra, Josué Ferreira Caetano, Lenira Reinaldo Silva Malheiros, Maurício Massamitsu Yafusso e Rejane Inácio Cameschi. Como a sessão solene foi mista, em virtude das normas de biossegurança para evitar o contágio e disseminanção da Covid-19, os homenageados que participaram de forma virtual receberão a honraria posteriormente.

Humberto Cesar Mota Maciel falou em nome de todos os homenageados. “A Engenharia de Agrimensura não é só uma profissão, é uma paixão, acredita-se que era utilizada desde a construção das grandes estruturas, inclusive no Antigo Egito. O engenheiro agrimensor vem se atualizando com o tempo, os antigos instrumentos foram as bases dos novos sistemas, mas ainda há necessidade de ter um reconhecimento de território, sendo a regularização fundiária muito importante. Mato Grosso do Sul é excelência na formação de engenheiros agrimensores, categoria que, apesar de pequena é unida e estamos nos sentindo em estado de graça com essa grande homenagem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A categoria agradece muito em seu nome e a todos os deputados desta Casa de Leis”, enfatizou.                                                   


Dário Ricartes de Oliveira Júnior agradece a homenagem ao legado do pai

Na tribuna, o homenageado Dírio Ricartes de Oliveira Júnior, engenheiro agrimensor como o pai, que denomina a honraria concedida nesta solenidade, agradeceu a todos. “Agradeço essa homenagem ao meu pai e colega de trabalho, e também em nome de toda a nossa família agradecemos ao Conselho Regional e a todos da mesa. É com muita emoção que eu venho aqui agradecer essa conduta que meu pai teve em representar a classe, Só temos então a aplaudir todo esse carinho”, exclamou.  

 

Minuto de silêncio

No início da cerimônia, foi feito um minuto de silêncio as vítimas da Covid-19, em especial ao engenheiro agrimensor Carlos Mauro Gonçalves de Almeida, homenageado in memoriam, que também faleceu em virtudes de complicações do novo coronavírus.

Engenharia de Agrimensura

A Engenharia de Agrimensura é o estudo responsável por medir e determinar tamanhos de espaços territoriais, por meio de equipamentos e cálculos. Esses espaços não se restringem mais apenas às regiões agrícolas, a sua presença se tornou de extrema importância em diversos setores, desde o planejamento até a conclusão de diversas obras urbanas.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.