Frente de apoio aos consórcios realiza reunião inaugural pelo desenvolvimento de MS

Imagem: Deputado Professor Rinaldo discursou em nome da ALEMS
Deputado Professor Rinaldo discursou em nome da ALEMS
29/06/2021 - 16:14 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Gregório Medeiros

A Frente Parlamentar de Apoio aos Consórcios Municipais realizou nesta terça-feira (29) uma reunião inaugural com o objetivo de discutir modelos de regionalização por meio dos consórcios e formas de fomentar as ações dos mesmos frente aos desafios de gestão. Quem representou a Assembleia Legislativa no evento, na sede da Assomasul, foi o deputado Professor Rinaldo (PSDB).

Atualmente, o Mato Grosso do Sul reúne seis consórcios públicos intermunicipais: Cidema, Cointa, Conisul, Cidecol, Codevale e Cideco. Eles são compostos por vários municípios de uma mesma região com a intenção de resolver problemas estruturais da localidade, como instrumento de fortalecimento administrativo e financeiro.

Na reunião, Rinaldo enalteceu as parcerias entre as prefeituras. “Esse é um projeto tão lindo e maravilhoso e, infelizmente, sei que muitos ainda não se atentaram a isso. O consórcio tem o objetivo de crescer, na medida que juntam vários em torno de um objetivo comum, tudo fica mais barato, com menos custo, menos energia é dispensada. Um exemplo é a instalação de uma indústria que viabilizará asfalto a 14 municípios. É um exemplo de cooperativismo fantástico. Tenho muita alegria de fazer parte dessa Frente”, destacou.

O parlamentar ressaltou que em um momento de pandemia é preciso se unir. “Sabemos que nos momentos que as vicissitudes ampliam a cada dia, é preciso que tenhamos sabedoria, humildade e inteligência de reunir o maior número para minimizar os problemas, além de combater o câncer da administração pública que é a burocracia, que pelos caminhos tradicionais teria muita dificuldade. Juntos vamos superar. Sozinho a gente anda rápido, mas juntos vamos mais longe. Estarei dentro da ALEMS fazendo um trabalho com todos para nos organizar com as emendas parlamentares para atender o maior número de municípios”, afirmou.

A Frente Parlamentar em Apoio aos Consórcios Municipais foi instituída oficialmente pelo Ato 09/2021, da Mesa Diretora, com a finalidade de propor, discutir e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionadas aos consórcios. Além do deputado Professor Rinaldo, que coordena a Frente, ela é composta pelos deputados Marcio Fernandes (MDB), Mara Caseiro (PSDB), Evander Vendramini (PP), Lidio Lopes (PATRI), Coronel David (Sem partido), Marçal Filho (PSDB) e Lucas de Lima (Solidariedade).

*Com informações da assessoria parlamentar 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.