Combate ao crime de perseguição é tema de projeto de lei apresentado na ALEMS

Imagem: Projeto foi apresentado pelo deputado estadual Marçal Filho
Projeto foi apresentado pelo deputado estadual Marçal Filho
30/06/2021 - 11:57 Por: Christiane Mesquita    Foto: Luciana Nassar

De autoria do deputado estadual Marçal Filho (PSDB), foi apresentado nesta quarta-feira (30), o Projeto de Lei 192/2021, que institui em Mato Grosso do Sul a  Semana de Conscientização, Prevenção e Combate ao Crime de Perseguição – Stalking, e dá outras providências. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A semana deve ser realizada anualmente, na última semana do mês de março e incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. Entres os objetivos desta semana estão o de orientar a população, por meio de profissionais qualificados, sobre o Crime de Perseguição previsto pela Lei 14.132/2021, suas características e consequências, por meio de palestras, seminários, conferências e demais ações educativas.

O autor da matéria justifica sua proposição. “Ao redor do mundo e também no Brasil mulheres sofrem perseguição de parceiros e ex-parceiros. Em regra, essa conduta ocorre no momento do término do relacionamento, ou em razão da rejeição de uma proposta amorosa. Embora mulheres e homens possam sofrer perseguição, a maior incidência do crime envolve vítimas mulheres”, explicou Marçal Filho.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.