Perspectiva: Rota Bioceânica deverá estar pronta em 2023
Imagine poder importar grandes rótulos de vinho sem que precisassem vir de navio do Chile, desembarcassem em algum porto brasileiro e, transportados por rodovias, chegassem a Campo Grande? E ao invés disso, trazidos só por via terrestre reduzindo a distância pela metade? Essa será uma realidade possível com o término da implantação da Rota de Integração Latino-Americana, previsto para 2023 e tema da nova edição do programa Perspectiva, da TV ALEMS.
Thiago Frison conversou com o assessor de relações internacionais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Ruberval Maciel Franco, que coordena o trabalho entre a UEMS e várias universidades – brasileiras e estrangeiras – nos estudos de impacto da rota nos três países (Argentina, Brasil e Paraguai). Só a Universidade Estadual possui mais de cem pesquisadores dedicados a esse tema.
A rota transformará MS em um importante personagem da logística em Comércio Exterior brasileiro, além de atrativo para a instalação de novas empresas. Com a rota, o acesso a países asiáticos também será muito facilitado, com a redução no tempo e custo da entrega. Além do comércio, Ruberval fala durante o programa das outras áreas beneficiadas pela Rota, como o comércio local, turismo e cultural.
O “Perspectiva” é exibido ao longo da programação da TV ALEMS, canal 9 da operadora NET em Campo Grande e em Dourados. Também é possível conferir esse e outros programas já exibidos pelo canal Youtube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.