Programa Saúde em Foco aborda a ansiedade

Imagem: O psiquiatra Juberty de Souza é o entrevistado desta edição do Saúde em Foco
O psiquiatra Juberty de Souza é o entrevistado desta edição do Saúde em Foco
01/07/2021 - 15:39 Por: Ana Paula Gimenes   Foto: Divulgação/TV ALEMS

A ansiedade é uma reação emocional normal, mas quando esses sentimos passam a ser excessivos e obsessivos e interferem na vida cotidiana é preciso procurar ajuda médica. A ansiedade pode provocar vários sintomas físicos como arritmia, taquicardia (alteração no ritmo cardíaco ou do coração), vertigens ou tonturas, boca seca, dificuldades respiratória (falta de ar), entre outros. Além desses sintomas físicos, ela pode provocar várias alterações psíquicas, como reações cognitivas, comportamentais e sociais.

O psiquiatra Juberty Antônio de Souza é o convidado do programa e fala do aumento dos casos de ansiedade em decorrência da pandemia de coronavírus. “Com a pandemia, veio o medo da doença, da morte e o isolamento. Estamos vivendo a ansiedade coletiva”, afirma Juberty. O especialista também destacou que 10% dos brasileiros manifestam os sintomas, que se dividem entre os ataques de pânico, as fobias, os transtornos obsessivos compulsivos, o estresse pós – trauma e a ansiedade generalizada.

Para realizar um diagnóstico é necessário recolher uma boa anamnese e explorar os momentos em que a pessoa afirma sentir o mal estar associado à ansiedade. Podem ser realizados testes psicológicos e exames físicos para auxiliar o processo e, também despistar outras doenças. A ansiedade, quando patológica, consiste numa das problemáticas mentais mais comuns na sociedade e, dependendo da sua severidade, pode ser altamente incapacitante. “Aprendemos a controlar a ansiedade quando descobrimos seus gatilhos emocionais. Desse modo, uma das melhores ferramentas atuais para lidar com os momentos ansiosos é a psicoterapia aliada com medicação”, afirma o psiquiatra.

Assista na íntegra o programa Saúde em Foco e aprenda como prevenir e lidar com a ansiedade. O programa é exibido no canal 9 da Claro Net TV. Você também pode nos acompanhar pelo canal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) no Youtube, e assistir todas as edições.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.