Proposta institui em MS o Dia Estadual de Conscientização da Esclerodermia

Imagem: Deputado Eduardo Rocha, autor da proposta, afirma que a campanha buscará informar sobre a necessidade de diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença
Deputado Eduardo Rocha, autor da proposta, afirma que a campanha buscará informar sobre a necessidade de diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença
01/07/2021 - 15:08 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Wagner Guimarães

Mato Grosso do Sul poderá ter campanha anual de sensibilização e ações educativas sobre a esclerodermia, doença caracterizada, entre outros sintomas, pelo enrijecimento da pele e dor nas articulações. É o que estabelece o Projeto de Lei 195/2021, que cria o "Dia Estadual de Conscientização da Esclerodermia”. De acordo com a proposta, apresentada pelo deputado Eduardo Rocha (MDB) na sessão ordinária desta quinta-feira (1) da Assembleia Legislativa, o dia destinado à campanha será 29 de junho.

“Nessa data serão realizadas campanhas educativas, de divulgação e conscientização acerca da patologia, visando esclarecer a necessidade de diagnóstico precoce, bem como da busca pelo tratamento adequado, combatendo-se o preconceito e a desinformação”, determina o projeto.

Na justificativa da proposta, o parlamentar informa que a esclerodermia “é uma doença inflamatória, crônica do tecido conjuntivo, ligada a fatores autoimunes”. Entre os sintomas, estão “o endurecimento da pele (esclerodermia), que se torna mais espessa, brilhante e escura nas áreas afetadas”. A esclerodermia “pode afetar os pulmões, causando fibrose, bem como outros órgãos o que, em geral, levam o paciente a óbito”.

O projeto seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se tiver parecer favorável quanto a constitucionalidade, a proposição passará pelas comissões de mérito e por votações plenárias.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.