TV ALEMS estreia primeiro programa infantil produzido na Casa de Leis

Imagem: Edição de Dani Katayama e ilustrações de Luciana Kawassaki dão vida a elementos da nossa cultura
Edição de Dani Katayama e ilustrações de Luciana Kawassaki dão vida a elementos da nossa cultura
02/07/2021 - 09:47 Por: Ana Maria Assis   Foto: TV ALEMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apresenta, neste sábado (3), o primeiro programa infantil da rede de programação da TV ALEMS. O programa possui vários quadros interativos, educativos e informativos, e foi idealizado para contemplar toda a família sul-mato-grossense e, em especial, as crianças. A ideia é resgatar valores culturais, usando o poder das histórias e contos da nossa região do Pantanal.


Abertura valoriza a identidade de MS

Na abertura do programa, as ilustrações da nossa fauna e flora pantaneira, reforçando a nossa identidade, ganham vida. Dani Katayama, editora na TV ALEMS, criou vinhetas animadas para cada quadro. A ilustradora Luciana Kawassaki, servidora da Casa de Leis, colaborou fazendo desenhos exclusivos para o programa, e também disponibilizando as ilustrações das cartilhas com histórias infantis produzidas na Gerência do Site e Mídias Sociais.

No primeiro programa, a história contada no quadro “Mala de histórias” é uma adaptação de um conto de Marcondes Assis, conhecido contador de causos da região de Bonito. A história foi retirada do livro de Ricardo Pieretti Câmara, que entrevistou vários contadores de causos de Mato Grosso do Sul.

Marcondes tinha o costume de caminhar pela avenida de Bonito cumprimentando as pessoas alegremente e contar causos a cada um que encontrasse disposto a ouvi-lo e conversar, ficou popular na região, deu diversas entrevistas sobre a vida de boiadeiro, a qual experimentou por mais de 40 anos. Ele faleceu aos 72 anos, vítima de infarto, e neste fim de semana (4 de julho) sua morte completa 10 anos.


Um dos quadros aborda o direito da criança

Outros quadros

Além de ouvir histórias, as crianças têm voz, elas participam também, enviando seus vídeos para o quadro “Tô em casa”. No quadro “Isso é ciência”, um professor traz uma experiência diferente e explica de maneira divertida o que acontece. O direito das crianças também não fica de lado, e no “Minuto Legal” elas aprendem um pouquinho sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A cada programa, um artista da nossa região tem espaço como convidado especial. Consciência social, cidadania, inclusão e respeito à infância são a base para tudo o que é produzido ao longo da edição.

Na primeira edição, o programa tem o nome de “Em Conto, Eu Conto”, e foi produzido e apresentado pela jornalista Ana Maria Assis. É a edição piloto, e nas próximas edições o público contará com novidades e ainda mais diversão.

Acompanhe a estreia do programa neste link.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.