Em sete meses de mandato, Mara Caseiro faz 136 indicações e sete projetos de Lei

Imagem: Em sessão virtual, deputada faz indicações em prol de municípios de MS
Em sessão virtual, deputada faz indicações em prol de municípios de MS
08/07/2021 - 16:32 Por: Tavane Ferraresi   Foto: Victor Chileno

Como única mulher e líder do governador Reinaldo Azambuja na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) tem atuado intensamente para cumprir o compromisso de trabalhar pela sociedade. Em pouco mais de seis meses, foram 136 indicações propondo a destinação de recursos do orçamento estadual para os municípios, seis projetos de leis, realização de debates e reuniões com lideranças políticas de diversos municípios do Estado.

Mara assumiu o mandato em 18 de novembro de 2020, após o falecimento do deputado Onevan de Matos (PSDB), vítima de complicações da Covid-19. Na época, exercia a função de diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Ao tomar posse na 11ª legislatura da ALEMS, Mara Caseiro exerce pela terceira vez o cargo de deputada estadual, tendo sido eleita anteriormente nos mandatos de 2011-2014 e 2015-2018.

Um tema que Mara tem dado bastante atenção é a proteção da mulher. “Quanto aos projetos, como única mulher da ALEMS e primeira deputada estadual a ser líder do Governo, tenho atuado muito no combate à violência contra as mulheres, como o feminicídio e o assédio sexual no ambiente de trabalho. Além disso, tenho realizado diversas reuniões com integrantes dos Poderes Executivo e Judiciário, para a efetivação das leis que garantem a igualdade de direitos e a prevenção e o combate a todo tipo de violência contra a mulher”.

Indicações

“Tenho buscado trabalhar pela sociedade como um todo, foram várias indicações de reformas de escolas, aproveitando o momento de paralisação devido às medidas restritivas impostas pela pandemia, muitas solicitações em prol da segurança das pessoas, com o aumento do efetivo das polícias Militar e Civil”, ressaltou Mara Caseiro

A deputada tem atendido vários vereadores e prefeitos do interior para dar voz as demandas por meio de indicações. “Foram muitos os pedidos de obras de asfalto, drenagem, recapeamento de estradas, enfim, tenho buscado atender as demandas dos municípios de várias regiões do Estado”.

Projetos de Lei

Um dos projetos de Lei que obteve grande repercussão na sociedade sul-mato-grossense é o que institui a "Campanha Sinal Vermelho" como mecanismo de combate e prevenção à violência doméstica e familiar prevista na Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha.

Também propôs como projeto de lei sobre o reconhecimento do exercício da profissão de podólogo no Estado de Mato Grosso do Sul, o "Prêmio Meninas Olímpicas" e o “Dia Estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual contra Mulheres no Ambiente de Trabalho.

Com o avanço da covid-19 no Estado, propôs a prioridade de imunização de gestantes, puérperas e lactantes no programa de vacinação contra o Coronavírus-covid-19, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

Por fim, a declaração de Utilidade Pública Estadual a Associação Comunitária Olimpio Vargas, no Município de Maracaju e denominação de "Rodovia Deputado Estadual Onevan de Matos" o trecho da Rodovia MS 290, que liga a sede do Município de Naviraí até o entroncamento da MS 180.

 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.