"70% das crianças em trabalho infantil são negras ou pardas", diz defensor

Imagem: Dado foi dito em entrevista ao programa Sala de Imprensa, na TV ALEMS
Dado foi dito em entrevista ao programa Sala de Imprensa, na TV ALEMS
16/07/2021 - 08:22 Por: Thiago Frison   Foto: TV ALEMS

Em junho do ano passado o Ministério Público do Trabalho estimava que, em Mato Grosso do Sul, 20 mil crianças estavam em situação de trabalho precoce – e que esses números poderiam ser maiores considerada a pandemia. Diante desse cenário, a nova edição do programa Sala de Imprensa, da TV ALEMS, trouxe o defensor público Rodrigo Zoccal Rosa para discutir o assunto. Daniel Francelino, Kleber Clajus e Thiago Frison foram os entrevistadores da edição.

O defensor lembrou que o trabalho infantil – que se diferencia muito do auxílio no lar, por exemplo – revela os abismos sociais presentes no Brasil. Esse processo aprofunda-se mais com a pandemia. Com a perda de renda das famílias, a responsabilidade de garantir o sustento da casa fica para os mais novos.

Esse cenário é bastante prejudicial para o futuro das crianças e adolescentes. Apesar do aparente aprendizado de responsabilidade que eles passam a ter – o famoso “trabalho desde cedo e não morri” -, na maioria das vezes deixam de ter acesso à educação e à garantia de boas colocações no mercado de trabalho no futuro.

O defensor falou ainda da criação e do trabalho do Nudeca (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. O “Sala de Imprensa” é exibido ao longo da programação da TV ALEMS, canal 9 do cabo em Campo Grande e em Dourados. As outras edições e os demais programas podem ser assistidas também no canal do YouTube da Assembleia Legislativa de MS.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.