Dia dos Pais: Um novo olhar sobre a paternidade em tempos de pandemia

Imagem: Deputado João Henrique se tornou pai durante a pandemia
Deputado João Henrique se tornou pai durante a pandemia
06/08/2021 - 13:10 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Fotos de arquivos pessoais

Quem teve o privilégio de ter um pai presente durante a vida sabe do sentimento nostálgico que a proximidade do Dia dos Pais traz. A pandemia, com todo confinamento imposto, permitiu ressignificar a relação entre pais e filhos para muitas famílias e trouxe um novo olhar para quem não passava tantas horas ao lado de quem se ama.


Lúcio cuidou em tempo integral de seus três filhos

Bruno de 11 anos, Miguel de 5 anos e João Pedro de 1 ano e 10 meses ficaram com seu pai Lúcio Rocha Silva, servidor da Casa de Leis, durante o período de home office. “No começo foi muito difícil, porque convencer as crianças de ficar dentro de casa não é fácil. Sem aula, sem fazer esportes, o tempo todo no celular e nos jogos. Comemoramos aniversários sem tios, sem avós. Mas os dias foram passando e vimos que a coisa não ia melhorar tão cedo. Assim tivemos que reinventar. Relembrei brincadeiras da minha infância. Eles aprenderam a se cuidar mais, até o mais novo já pede para passar álcool na mão. Foi uma mudança radical, mas no fim foi muito gratificante, pois pude passar mais tempo com meus filhos. Agradeço muito poder estar com eles, pois quando a gente está com criança a gente esquece do mundo”, afirmou Lúcio.


Ivan e Maya há 11 meses no home office

A experiência de conciliar o trabalho com o cuidado da filha Maya também foi intensa ao publicitário Ivan Cardeal Nunes. “Com a pandemia, veio o home office, algo que nunca imaginei viver aqui em Campo Grande, mas que maravilhosamente me possibilitou viver o dia a dia com minha filha e ver cada passo da sua evolução como criança e a minha como pai. São até agora quase 11 meses de convívio dia e noite e com certeza foram os mais intensos que já vivi também. Então, apesar do momento triste que o mundo vive, onde muitos estão perdendo pessoas queridas para a Covid-19, a pandemia me trouxe o outro lado desse sentimento, da felicidade de ser um pai mais presente”, considerou Ivan.

Os deputados estaduais também aderiram ao home office com a transmissão das sessões ordinárias, eventos e reuniões de comissões de forma online desde março de 2020, quando a Casa de Leis foi fechada ao público como medida de biossegurança para evitar aglomerações e a proliferação do coronavírus – saiba as demais medidas adotadas clicando aqui. Nesse período, o deputado João Henrique (PL) esteve presente ao trabalho remoto e também se tornou pai. “Metade de mim ama demais e a outra metade está com sono. Mas nada se compara. Os ossos do ofício são leves pelo peso do amor, mas é um cansaço recompensador”, brincou o deputado, com o filho João Henrique Filho, de dois meses.

Lúcio, Ivan ou João. Quem pudera todas as famílias pudessem contar com a paternidade ativa e a possibilidade do home office. Para muitos, infelizmente, a falta da figura paterna é uma ferida difícil de cicatrizar, mas para quem pôde construir essa relação com os filhos e continuar vivo em uma pandemia, o dia 8 de agosto de 2021 há muito o que comemorar. Celebre!



 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.