Coronel David reforça compromisso com policiais penais após inauguração de presídio
O deputado estadual Coronel David (sem partido), participou na tarde desta quinta-feira (19), juntamente com o Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), Ministro da Justiça Anderson Torres e demais autoridades, da inauguração da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II entregue pelo Governo de MS.
Com investimento de R$ 18,9 milhões, oriundos de recursos federais, com contrapartida do Governo do Estado, a unidade penal conta com uma área total de 6.982 metros quadrados e será totalmente gerida pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
“A inauguração da Gameleira II reforça o empenho do Governo do Estado em investir no sistema penitenciário e na segurança pública de Mato Grosso do Sul. Ao todo são três presídios entregues, quase mil policiais penais convocados no último concurso da Agepen atuando de forma autônoma na administração dos presídios e vamos continuar trabalhando pela inserção de todos, pois o sistema precisa cada vez mais dos policiais penais garantindo a segurança da nossa sociedade”, destacou Coronel David.
Reestruturação do Sistema prisional
Com 603 vagas, o presídio possui 101 celas, sendo 78 coletivas, 12 disciplinares e 11 de saúde, além de módulos para educação, trabalho, salas de atendimentos de advogados, biblioteca, setores administrativos, de assistência psicossocial e áreas de visita, entre outros espaços.
Todo o complexo está dividido em três pavilhões e com quatro torres de comando. Também já foi providenciada uniformização para todos os custodiados a serem alojados neste estabelecimento prisional, sendo construído em concreto usinado, que dá mais segurança ao local e dificulta a escavação de possíveis buracos.
As portas das celas também são abertas pelo piso superior – sem contato direto dos agentes penitenciários com os internos. Todas as tomadas de energia são instaladas no lado de fora das celas e os solários são telados em sua parte superior, impedindo o arremesso de materiais ilícitos.
O presídio será operacionalizado com sistema de videomonitoramento por câmeras instaladas em locais estratégicos e para aprimorar o trabalho de vistoria de pessoas que adentram o local, um bodyscan já foi instalado na portaria.