Perspectiva: Quem não toma vacina ajuda a prorrogar fim da pandemia

Imagem: Thiago Frison entrevistou a médica infectologista e pesquisadora Mariana Croda, que falou sobre a importância da vacinação contra a Covid-19
Thiago Frison entrevistou a médica infectologista e pesquisadora Mariana Croda, que falou sobre a importância da vacinação contra a Covid-19
31/08/2021 - 16:05 Por: Thiago Frison   Foto: TV ALEMS

Mato Grosso do Sul atingiu, de acordo com o painel “Vacinômetro” do Governo do Estado, 90% da população adulta vacinada. O número é positivo, mas alguns municípios registram números mais baixos – muitas vezes influenciados por quem, deliberadamente, não quer tomar a vacina.

A nova edição do programa “Perspectiva”, da TV ALEMS, debate se os negacionistas da vacina podem atrapalhar o fim da pandemia não só em Mato Grosso do Sul, mas em todo o país.

 A entrevistada de Thiago Frison é a médica infectologista e pesquisadora Mariana Croda. Ela explica que o importante é romper a recirculação do vírus nas comunidades, e isso não vai acontecer enquanto não houver pessoas completamente imunizadas. “Vacinados transmitem para não vacinados e vice-versa”, explica. Um exemplo citado é o sarampo. Após ser erradicado no Brasil, foi trazido do exterior por uma pessoa não vacinada e a doença voltou a circular no país.

Segundo Mariana, além das questões de saúde, a vacinação tem caráter social e econômico – com grande número de pessoas vacinadas, decretos de restrições deixam de ser necessários, unidades de saúde não ficam pressionadas e as atividades podem permanecer abertas.

 O “Perspectiva” é exibido ao longo da programação da TV ALEMS, canal 9 da operadora NET em Campo Grande e em Dourados. Também é possível conferir esse e outros programas já exibidos pelo canal do YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Clique aqui para conferir o programa. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.