Catarata e cirurgia ocular são temas do programa Saúde em Foco

Imagem: Henrique Marini Ferreira, médico oftalmologista, falou sobre a doença de catarata durante entrevista no programa Saúde em Foco
Henrique Marini Ferreira, médico oftalmologista, falou sobre a doença de catarata durante entrevista no programa Saúde em Foco
31/08/2021 - 16:22 Por: Ana Paula Gimenes   Foto: TV ALEMS

Você sabe o que causa e o que é a catarata? A doença geralmente chega com a idade avançada, mas também podem aparecer em outras fases da vida se existir alguns fatores de risco. O convidado desta edição do programa Saúde em Foco é o médico Henrique Marini Ferreira, oftalmologista, que vai esclarecer as principais dúvidas sobre a doença e a cirurgia de catarata.

A catarata é uma das primeiras causas de cegueira no mundo. É uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. No início do problema, a pessoa vê como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Com o avanço da doença, porém, a dificuldade aumenta progressivamente e a pessoa passa a enxergar apenas vultos, evoluindo, às vezes, até a cegueira.

De acordo com o especialista, a idade avançada não é o único fator para o aparecimento da catarata. O cristalino pode ficar opaco também devido a traumas oculares ou devido ao uso contínuo de certos tipos de medicamentos, (catarata secundária).

Também existem casos pessoas que nascem com a catarata (catarata congênita). Por isso, é tão importante fazer o teste do olhinho no bebê que acabou de nascer. “Sempre que existir suspeita de catarata é importante consultar um oftalmologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que geralmente é feito com cirurgia para retirar o cristalino afetado e colocar uma lente artificial que restaura a visão”, falou Henrique Marini.

Confira aqui o programa. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.