Direto ao Assunto fala da implantação do centro de combate ao crime organizado

Imagem: Deputado Coronel David foi o entrevistado do programa conduzido por Regiane Ribeiro
Deputado Coronel David foi o entrevistado do programa conduzido por Regiane Ribeiro
10/09/2021 - 11:59 Por: Regiane Ribeiro   Foto: Pedro Ernesto

O programa Direto ao Assunto da Rádio ALEMS, que vai ao ar nesta sexta-feira (10), conta com a participação do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, Coronel David (sem partido), que vai falar sobre a implantação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Centro-Oeste (CIISPR-CO) – um sistema de inteligência que integra o trabalho das polícias de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal com foco no combate ao crime organizado.

Durante o bate-papo, o parlamentar destacou a importância da segurança integrada no combate à criminalidade. “Esse Centro que foi entregue representa reforço à segurança pública, uma vez que proporciona uma atuação mais integrada das forças de segurança, a fim de combater o crime organizado e o tráfico de drogas na região de fronteira”. Mato Grosso do Sul possui mais de 1.500 quilômetros, sendo 1131 km com o Paraguai e 386 km com a Bolívia – destes, 549 quilômetros de fronteira seca.

Conforme o Coronel David, o prédio do CIISPR-CO reúne, em um mesmo local, equipe formada por agentes de inteligência das forças estaduais, federais, forças armadas e de fiscalização, como Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) e Receita Federal do Brasil, para atuar de forma integrada e coordenada com foco no combate ao crime organizado, em sincronia com as demais regiões do País.

Ainda na entrevista o deputado falou sobre os 15 anos da Lei Maria Penha. “Essa é uma lei completa, porém ainda é preciso conscientizar a sociedade sobre a importância das denúncias. Essa tomada de decisão é fundamental para que a polícia possa agir de forma rápida e eficaz, enquanto o judiciário faz a parte dele, que é manter esses agressores atrás das grades e longe das mulheres. Então mulheres, vizinhos, amigos, parentes não tenham medo, denunciem esses covardes”, disse David.

Para ouvir o programa na íntegra, clique aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.