Felipe Orro solicita redução de alíquota do IPVA e aumento do número de parcelas

Imagem:
22/09/2021 - 12:38 Por: Assessoria de Imprensa   Foto: Reprodução

O deputado estadual Felipe Orro apresentou indicação em sessão ordinária da Assembleia Legislativa realizada nesta quarta-feira (22) solicitando estudo de viabilidade para redução da alíquota do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) a ser pago mais de 1 milhão de proprietários de veículos do Estado em 2022. Além disso, o parlamentar sugere que o parcelamento do tributo aumente de cinco para dez parcelas.

Segundo tabela da Secretaria Estadual de Fazenda, atualmente as alíquotas de IPVA aplicadas em Mato Grosso do Sul são: 2% para caminhão, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos; de 2,5% para embarcações e aeronaves; 3% para aeronaves e lanchas esportivas, como jet-skis, motor-home e kart; 3,5% para carros de passeio; 4,5% para carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizem óleo diesel; e 7% para veículos de corrida.

"Por conta da pandemia que ainda assola o mundo, houve desaceleração na produção na indústria automotiva, gerando aumento na avaliação de automotores em todo país de acordo com a tabela FIPE. Isso terá como consequência o aumento no cálculo de valores do IPVA", esclarece Felipe Orro.

O parlamentar pontua que, não sendo possível reduzir as alíquotas, pelo menos que os percentuais sejam mantidos para o ano de 2022, estendendo a quantidade de parcelas. "A população ainda sofre com suas finanças comprometidas por conta da pandemia da Covid-19. O ano de 2021 foi muito complicado no aspecto econômico. Caso não seja possível amenizar a taxa percentual do imposto, pelo menos que a mesma seja mantida e que os proprietários de veículos tenham a possibilidade de pagar em até 10 parcelas", encerra Felipe Orro. 

No ano de 2021 foram expedidos mais de 1,1 milhão de carnês do IPVA. A indicação do deputado Felipe Orro foi encaminhada ao governador Reinaldo Azambuja e ao titular da Secretaria Estadual de Fazenda, Felipe Mattos.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.